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METODOLOGIAS ÁGEIS APLICADAS AO TRC

Falar sobre agilismo é algo que aprecio muito desde o primeiro momento em que tive contato com este modelo de gestão. Em 2018 tive a oportunidade de conhecer desenvolvedores de softwares que trabalhavam em uma empresa com este mesmo fim em Belo Horizonte. Bastou apenas a oportunidade de um prazeroso happy hour para que eu compreendesse que aquilo era um fantástico modelo de gestão.

Dentre muitas pesquisas que fiz naquela época, percebi que todos os artigos e conteúdo que eu encontrava eram apenas direcionados para desenvolvimento de sistemas ou empresas com alta tecnologia em seu dia a dia. Aquilo de certa forma me deixava incomodado, por não poder aproveitar todo o potencial da ferramenta no dia a dia de uma transportadora. Foi então que, ainda naquela época, decidi aprofundar meu conhecimento e realizar os primeiros estudos técnicos para desenvolvimento de uma metodologia ágil voltada para logística e transportes, descobrindo assim todo o histórico e as ferramentas existentes neste modelo de gestão.

Historicamente o movimento iniciou-se nos anos 2000 quando um grupo de desenvolvedores, incomodados com os atuais modelos de gestão no desenvolvimento de softwares, decidiram criar a “Agile Alliance”, para então criar algo que se tornou fundamental para o desenvolvimento de softwares – e de outras atividades – para as próximas década, o Manifesto Agile. Neste manifesto foram organizados 12 princípios – dispostos cada um em uma pequena frase – a serem seguidos no desenvolvimento de softwares.

Neste artigo demonstrarei de maneira prática e intuitiva utilização de alguns dos 12 princípios em uma gestão de empresas de logística e transporte, que sempre dispondo primeiramente o conceito original e depois exemplificando a sua aplicação a nossa realidade.

Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente através da entrega contínua e adiantada de software com valor agregado. Para adaptar este princípio ao nosso dia a dia realizamos a divulgação contínua da importância no atendimento de qualidade ao cliente. Adaptamos a entrega contínua para o conceito de sempre entregar o melhor serviço possível para o cliente, evitando erros de operação e buscando sempre superar suas expectativas. Para atendimento pleno deste item o treinamento deve ser contínuo o uso de pesquisas de satisfação e o controle do NPS. Em caso de níveis altos de insatisfação a tratativa é realizada através de realinhamento de cultura de atendimento.

Mudanças nos requisitos são bem-vindas, mesmo tardiamente no desenvolvimento. Processos ágeis tiram vantagem das mudanças visando vantagem competitiva para o cliente. Este princípio foi fundamental para criarmos dois desdobramentos. Primeiramente o entendimento que as coisas mudam constantemente e por isso devemos sempre estar preparados para tirar lições e aprendizados. Em segundo, incentivamos sempre a divulgação de sugestões e opiniões na empresa, seja através de simples caixas de sugestões até o uso de momento específico durante a escuta ativa realizada pela nossa psicóloga organizacional e gestores. Entendemos que aqueles que estão em campo são os melhores agentes de sugestões e de transformação.

Pessoas de negócio e desenvolvedores devem trabalhar diariamente em conjunto por todo o projeto. Este princípio foi base para implantação da cultura de “visão de dono” por parte de todos os nossos colaboradores. Realizar constantemente reuniões de cultura e mentorias em todos os níveis da companhia é fundamental para que todos se sintam pertencente ao propósito maior da empresa e assim consigam trabalhar em equipe com um objetivo comum, livre de interesses próprios ou do setor. Este de fato é um princípio que leva tempo para ser implementado, principalmente por se tratar de uma mudança cultural profunda. Foi implementado também o conceito de squads, que são equipes interdisciplinares para desenvolver ações de resolução de problemas nos mais diversos setores da empresa. Através dos squads as pessoas entendem o problema sob a perspectiva do outro e existe de fato, empatia para a resolução de desafios.

Construa projetos em torno de indivíduos motivados.Dê a eles o ambiente e o suporte necessário e confie neles para fazer o trabalho. Criamos um ambiente que aproximasse as pessoas e as deixassem mais confortáveis no seu dia a dia. Espaço de jogos, sala de descompressão foram ferramentas com um ótimo custo benefício. Autonomia é outro ponto fundamental desta transformação. Dar autonomia aos membros da equipe faz parte do processo de crescimento da equipe e da empresa. Erros podem acontecer; contudo criar mecanismo para minimizar os reflexos destes erros é fundamental. Através do erro é possível aprender e melhorar.

O método mais eficiente e eficaz de transmitir informações para e entre uma equipe de desenvolvimento é através de conversa face a face & Em intervalos regulares, a equipe reflete sobre como se tornar mais eficaz e então refina e ajusta seu comportamento de acordo. Investimento em ferramentas de comunicação, organização e planejamento deve ser parte obrigatória de qualquer transformação ágil, mas deve-se preocupar também com treinamento e bom uso destas ferramentas. Outras duas ferramentas são o one o one e a daily scrum. A one o one é a reunião que todo gestor deve realizar com todos os membros de sua equipe, sendo de no máximo 15-20 minutos. Nesta reunião o gestor deve estar aberto a escutar as necessidades do seu liderado, aconselhar em aspectos profissionais e sobretudo dar um feedback do trabalho desenvolvido pelo liderado. A daily scrum é uma reunião diária de 30 minutos com todos os membros da equipe onde em 5 minutos cada membro expõe as atividades realizadas no dia anterior, as atividades que pretende realizar no dia e expõe dificuldades que está enfrentando para que todos possam tentar contribuir.

Perceba que estes dois “cultos gerenciais” reforçam não só este fundamento, mas também diversos outros presentes no manifesto original. & Software funcionando é a medida primária de progresso. Para atendimento deste princípio investimos em ferramentas de controle e gestão para que todos os processos seguissem seu fluxo normal. O bom andamento dos processos é de fundamental importância para o sucesso da empresa.

Simplicidade – a arte de maximizar a quantidade de trabalho não realizado-é essencial. Este princípio é fundamental e o mais bem aceito na equipe. Criar ideias simples é fundamental para a execução de um bom trabalho. Realizar o trabalho de forma simples é muitas vezes o mais assertivo. O uso de MVP é de fato a ferramenta mais utilizada em nossa corporação. Incentivamos de maneira constante o uso de modelo para todas as iniciativas.

Percebemos que conceitos simples com aplicações práticas e diretas podem trazer inúmeros benefícios para nossas empresas. A aplicação da metodologia ágil ainda que de forma simplificada é o futuro da gestão moderna e nós, gestores do futuro, temos que investir em ferramentas e pessoas para que consigamos cada vez mais resultados. Mesmo sendo um conceito com mais de 20 anos, a metodologia ágil nunca foi tão atual e ao mesmo tempo vanguardista.

Por: Antonio Lodi – COMJOVEM Belo Horizonte

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