Minas ganha nova unidade do Sest Senat

O SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) inaugurou, nesta terça-feira (10), a nova unidade de Ituiutaba (MG). A estrutura, maior e mais moderna, ampliará a oferta de serviços de saúde, a quantidade de cursos de qualificação profissional e a capacidade de atendimentos para os trabalhadores do transporte, seus familiares e a comunidade. A nova unidade está localizada na avenida Professor José Vieira de Mendonça, n.º 1.105, bairro Novo Mundo.

Com investimento de aproximadamente R$ 14 milhões, o novo SEST SENAT Ituiutaba tem capacidade para realizar, por ano, mais de 53 mil atendimentos, com diversas novidades. Na saúde, além das especialidades de odontologia e de fisioterapia, que terão oferta aumentada, passarão a ser disponibilizadas também as de nutrição e psicologia. No desenvolvimento profissional, o destaque é o simulador de direção de carreta, caminhão e ônibus, tecnologia de ponta utilizada no aperfeiçoamento de motoristas profissionais.

“Trabalhamos para transformar a realidade do transporte brasileiro e elevar a competitividade dos transportadores”, destacou o presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte) e dos Conselhos Nacionais do SEST e do SENAT, Vander Costa, em seu pronunciamento na cerimônia de inauguração. Ele lembra, ainda, que “todos os serviços do SEST SENAT são gratuitos para os trabalhadores do setor e seus dependentes porque contamos com a contribuição compulsória das empresas transportadoras” e que a “gratuidade é extensiva também aos transportadores autônomos que contribuem para o sistema”.

O presidente do Conselho Regional de Minas Gerais e presidente da Fetram (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros de Minas Gerais), Rubens Lessa Carvalho, destacou a vocação do SEST SENAT para cuidar das pessoas: “a unidade vem trazer educação, ensino, lazer, profissionalismo. Vai treinar as pessoas e trazer condições para desenvolver os profissionais.”

Conforme o vice-prefeito de Ituiutaba, Gilberto Bernal, que na solenidade representou o prefeito, Fued Dib, a nova estrutura é relevante para o Triângulo Mineiro. “Ituiutaba é uma cidade polo e a nova unidade do SEST SENAT vai preparar o trabalhador do transporte da região. Muitos empreendimentos estão vindo para cá e essa nova unidade será um facilitador para que empresas se sintam atraídas par virem par Ituiutaba. É um estrutura fantástica.”

O vice-presidente da Fetcemg e presidente do Setcemg, Gladstone Lobato, marcou sua presença no evento, representando os transportadores rodoviários de carga de Minas Gerais.

Paulo de Freitas, carreteiro, é usuário do SEST SENAT em Ituiutaba há mais de 20 anos. Para ele, além da oferta de mais serviços, a nova estrutura representará mais conforto para os trabalhadores do transporte. “Isso é muito importante para a cidade. Vai mudar tudo”, diz.

Nova estrutura

O SEST SENAT Ituiutaba tem quase 1,9 mil m2 de área construída, com infraestrutura mais moderna e sustentável. A nova edificação conta com:

  • Sala de treinamento em um simulador de direção de caminhão, carreta e ônibus, com capacidade para 15 alunos;
  • Três salas de aula, com capacidade para 24 alunos cada uma;
  • Uma sala de treinamento de EaD, com capacidade para 18 alunos;
  • Quatro clínicas odontológicas;
  • Uma clínica de fisioterapia;
  • Uma clínica de nutrição;
  • Uma clínica de psicologia.

Além de ser mais ampla, também é mais sustentável: a unidade conta com sistema de energia fotovoltaica, iluminação em LED e depósito para armazenamento de águas pluviais, para aproveitar a água da chuva.

Fonte: CNT

Deixar um comentário