Scroll Top

O papel do preposto na justiça foi debatido em capacitação da semana

Quando por algum motivo a empresa é chamada para discutir judicialmente algum aspecto alguma questão, como por exemplo uma reclamação trabalhista, ela precisa sempre ter um representante no momento da audiência. Mas nem sempre o presidente ou sócio conseguem exercer esse papel. Por isso, é preciso eleger uma pessoa capaz de ser esse representante legal. Este é o preposto.

Portanto o papel do preposto é de suma importância para as empresas, pois ele torna-se esse porta voz junto ao Poder Judiciário. Sendo assim, é importante que a pessoa designada tenha total conhecimento da importância da tarefa, bem como esteja a par de toda a situação, para que possa atuar como se fosse o próprio empregador.

Para discutir o papel do Preposto e suas atribuições, o Setcemg realizou na última quarta-feira (3) a capacitação “Curso de Preposto”, com o objetivo de apresentar conceitos mais importantes sobre o tema, bem como as alterações promovidas pela reforma trabalhista a respeito do representante legal da empresa, comportamento, condução das ações e outros.

Por isso, em uma audiência, o preposto é o responsável por prestar os depoimentos necessários a fim de responder às dúvidas do juiz, sempre se posicionando a favor do empregador. “Ele o representante legal da empresa. Suas declarações tornam-se obrigações irrevogáveis”, explicou o palestrante Jefferson de Oliveira.

Ministrado pelos assessores jurídicos do sindicato, Jeferson Oliveira e Letícia Lacerda, a capacitação apresentou, além do papel do preposto no processo, como acontece o recebimento da ação, o levantamento de dados e de documentos, acompanhamento do processo, entre outros.

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.