Scroll Top

Painel do Transporte: Preço do Diesel

Desde julho, quando a Petrobras adotou o critério de precificação do combustível com base na paridade internacional, o óleo diesel tem variação de preço quase que diariamente, para mais (sempre) ou para menos.

Este critério interfere diretamente no preço do transporte, pois o diesel representa, em média, 40% dos custos.
As transportadoras trabalham com uma margem de lucro muito pequena que não comporta a absorção do aumento de custo provocado pelo preço do combustível.

Os contratos de transporte são feitos, normalmente, por períodos longos e com preços prefixados anualmente. Por esta razão, os clientes resistem, ao máximo, qualquer reajuste de frete fora do aniversário do contrato.

Para manter o equilíbrio econômico e financeiro dos contratos, o transportador deve, necessariamente, repassar este custo, negociando e incluindo uma cláusula de reajuste automático toda vez que o aumento acumulado do diesel seja igual ou superior a 5%.

Desde que a Petrobras adotou este critério em 11/7/17 e até o dia 23/11/17, o óleo diesel teve um aumento de 29,72%, gerando, portanto, a necessidade de reajuste no total do frete de 11,89%. Ou seja: 40% do aumento de 29,72% do diesel.
A partir de 24/11/17, inicia-se novo período de acumulação de aumentos até atingir o gatilho de 5% e assim sucessivamente.

Os demais aumentos de custos dos insumos (mão de obra, pneus, veículos, implementos, etc.) continuarão sendo repassados na conformidade dos contratos.

O transportador que não ficar alerta para esta política de preços, com certeza, terá prejuízo e, inevitavelmente, em curto prazo terá muita dificuldade de sobrevivência.

Se o embarcador oferecer um preço mais baixo para um volume maior de transporte, alegando ganho de escala, é preciso que o frete seja calculado com rentabilidade, do contrário, quanto mais transportar maior será o prejuízo.

O SETCEMG divulgará diariamente no seu site www.setcemg.org.br a evolução do preço do diesel e o percentual acumulado para disparo do gatilho.

Este alerta é uma obrigação do Setcemg para preservar a saúde financeira das empresas.

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.