Scroll Top

Para evitar elevação nos preços, Bolsonaro aprova mistura de 10% de biodiesel no óleo diesel

b7dc05ab-be5e-44ee-a2a3-68f2edca392b

O Presidente Jair Bolsonaro aprovou, na última semana, resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) para o teor de mistura obrigatória do biodiesel no óleo diesel fóssil em 10% para 2022. A decisão foi publicada na última sexta-feira (17) no Diário Oficial da União.

O governo tem a estimativa que a nova resolução evite uma elevação nos preços de até R$0,12 no ano que vem, considerando já o cenário de aumento das commodities, como soja e a desvalorização cambial. Vale ressaltar que a principal matéria-prima do biodiesel brasileiro, com 71% na composição, é a soja.

Pela legislação atual, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) pode aumentar o teor em até 15% ou reduzir ao máximo de 6%. Essa decisão é tomada de acordo com o interesse público. Há dois meses, opercentual era 13% considerando as elevações nos preços.

Segundo o CNPE, as medidas são para contenção do preço do diesel, mas não comprometem a manutenção da Política Nacional dos Biocombustíveis.

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.