Scroll Top

TERMINA VIGÊNCIA DO DECRETO DE CALAMIDADE PÚBLICA EM BELO HORIZONTE

bh-foto-amira-hissa-phb
A SES alerta que pandemia não acabou

O Decreto 17.334 de 2020, que determinava situação de calamidade pública em Belo Horizonte devido ao Coronavírus, perdeu a vigência nessa quinta-feira, dia 31. A publicação permitia ações emergenciais do município para o combate à doença. A não prorrogação considerou a tendência de queda e estabilidade de todos os indicadores de monitoramento da pandemia, além do avanço da vacinação contra a doença.

Contudo, a Secretaria Municipal de Saúde alerta que a pandemia não acabou e continuará acompanhando, diariamente, todos os índices na cidade. Para que os indicadores permaneçam em um nível de controle, a população deve continuar adotando as medidas preventivas, como o uso correto da máscara em locais fechados ou abertos com aglomeração, seguindo as regras vigentes. Também é necessário manter o distanciamento social, a frequente higienização das mãos, etiqueta respiratória e esquema vacinal completo.

Para manter os protocolos sanitários atualmente vigentes, como o uso de máscaras em locais fechados, do álcool 70% e apresentação de testes em eventos acima de 2 mil pessoas, a Prefeitura publicou o decreto 17.918 na edição desta sexta-feira, dia 1º, do Diário Oficial do Município.  A Prefeitura reforça que os protocolos são constantemente avaliados, sempre de acordo com a atual situação epidemiológica da cidade.

Com o fim do estado de calamidade, o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 também foi desmobilizado. O grupo de trabalho foi instituído com competência extraordinária para acompanhar a evolução do quadro epidemiológico na capital. Além de adotar e fixar medidas de saúde pública necessárias para a prevenção e o controle do contágio e o tratamento das pessoas contaminadas.

“Hoje, cerca de dois anos após a criação do comitê, estamos em uma realidade um pouco mais perto do normal. Gostaria de deixar o meu mais sincero agradecimento ao ex-secretário de Saúde, Jackson Machado Pinto, e aos médicos voluntários – Estevão Urbano, Carlos Starling e Unaí Tupinambás – que fizeram parte deste grupo e ajudaram salvar tantas vidas na cidade”, pontuou a secretária municipal de Saúde Cláudia Navarro.

A vacinação contra a Covid-19 também segue em Belo Horizonte. Estão sendo realizadas, de forma permanente, ações de repescagem para pessoas já convocadas para a primeira dose, segunda dose, reforço e adicional, ou quarta dose. Os endereços, horários de funcionamento, critérios e documentos necessários para a vacinação podem ser conferidos no portal da Prefeitura.

Fonte: Site da Prefeitura de Belo Horizonte

Crédito foto: Amira Hissa/PBH

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.