Scroll Top

Assembleia debate sobre prorrogação de aumento do ICMS

A Fetcemg participou da audiência pública realizada nesta quarta-feira (13/11/19) pela Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A entidade foi representada pelo assessor Jurídico, Reinaldo Lage. O requerimento foi do deputado Bartô, (Novo), presidente da comissão.

O tema da audiência foi o Projeto de Lei (PL) 1.014/19 que traz impactos para diversos setores, caso seja aprovado. O PL trata da manutenção do ICMS incidente sobre os serviços de comunicação em 27%, já que esta alíquota tem vigência prevista até o fim do ano; e a manutenção da cobrança do Fundo de Combate à Pobreza, de 2%, sobre a venda de produtos supérfluos.

Reinaldo Lage esclareceu que o projeto de lei, “inicialmente, não afeta o transporte, pois não muda a incidência do ICMS sobre o serviço, nem sobre os insumos atualmente utilizados. No entanto, poderá haver um efeito reflexo, com a diminuição da venda de alguns produtos afetados com pelo PL, o que reduzirá a necessidade de transporte deles”.

Os setores diretamente afetados, se pronunciaram contra as medidas, entendendo que o aumento das alíquotas não terá efeito de aumento da arrecadação, pois com os produtos mais caros haverá diminuição de consumo e arrecadação.

Para empresários, alíquota de 25% já é alta

Representantes da indústria e do comércio, por outro lado, se revezaram em apontar argumentos contrários ao projeto, sob a alegação de que o ICMS já é alto. “A conjuntura fiscal de Minas é difícil, mas é preciso gerar receita com crescimento, com emprego e renda. É assim que se combate a desigualdade social”, afirmou o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Minas, Aguinaldo Diniz Filho.

Juselder Cordeiro da Mata, diretor da Associação de Direito Tributário (Abradt), alertou para a “transferência de ônus” para o consumidor no momento de desaceleração da economia. “É preciso buscar a distribuição de renda via desenvolvimento do setor produtivo”, reiterou Flávio Bernardes, advogado e doutor em Direito Tributário.

Ele propôs a discussão sobre o impacto do aumento de impostos na arrecadação, com base na chamada Curva de Laffer. De acordo com essa teoria, a arrecadação aumenta até um certo ponto, a partir do qual os impostos passam a ser tão altos e prejudiciais ao setor produtivo, que a arrecadação cai. Segundo ele, o setor sucroalcooleiro tem estudos que comprovam o potencial de crescimento a partir da redução do ICMS.

Fernando Rodrigues, presidente da Associação dos Fabricantes de Refrigerante do Brasil, apontou desigualdades entre pequenas e grandes empresas e argumentou que, para as pequenas, a majoração em 2% faz muita diferença. De acordo com o empresário, enquanto a Cibal, de Passa-Quatro (Sul), paga 28,57% de carga tributária sobre um refrigerante de dois litros, a Coca-Cola paga 24,44%. Minas também perde arrecadação, segundo ele, porque as grandes empresas do setor usam benefícios do Polo Industrial de Manaus.

Foto: Sarah Torres/ALMG

Com informações do site da ALMG

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.