Scroll Top

ASSOCIADA DO SETCEMG TEM INFORMAÇÃO EM PRIMEIRA MÃO COM AS CIRCULARES

Circular 004/2022 – Criação do MEI Caminhoneiro

Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) na sexta-feira (31/12/2021), a Lei Complementar 188/2021, que cria o chamado “MEI Caminhoneiro”, para incluir a categoria no modelo de microempreendedor individual.

A nova legislação teve origem no Projeto de Lei Complementar (PLP) 147/19, do Senado, que foi aprovado pela Câmara em novembro de 2021.

Com a nova lei, o limite de enquadramento para esses caminhoneiros como MEI passa de R$ 81 mil anuais para R$ 251,6 mil anuais. Já a alíquota a pagar para a Previdência Social será de 12% sobre o salário mínimo.

Circular 005/2022 – Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) em meio eletrônico – Portaria MTP nº 1.010

Foi publicado no Diário Oficial da União do dia 27/12/21, a Portaria nº 1.010 do Ministério do Trabalho e Previdência, que determina que a partir de 1º de janeiro de 2023 o Perfil Profissiográfico Previdenciário – PPP será emitido exclusivamente em meio eletrônico, a partir das informações constantes nos eventos de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) no Sistema Simplificado de Escrituração Digital das Obrigações Previdenciárias, Trabalhistas e Fiscais – e Social, para os segurados das empresas obrigadas.

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.