Manifesto de transporte de resíduos: A importância no controle e gestão de resíduos

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Manifesto de transporte de resíduos: A importância no controle e gestão de resíduos

13/11 : 08:30 - 16:30

No dia 09 de outubro de 2019, entrou em vigor em Minas Gerais, o Manifesto de Transporte de Resíduos Sólidos Eletrônico (MTR). O manifesto estabeleceu procedimentos para o controle do fluxo de resíduos sólidos e de rejeitos no Estado, desde a geração até a destinação final.

É obrigatório que todos os geradores e transportadores de resíduos sólidos e rejeitos estejam cadastrados no sistema MTR na página da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM) na internet. Os transportadores de cargas (ainda que não transportem resíduos sólidos ou rejeitos) podem estar sujeitos ao cadastramento no Sistema MTR, já que podem gerar resíduos em suas garagens, oficinas e filiais, devendo, quando de sua destinação emitir, na qualidade de geradores, o MTR.

DATA: 13 de novembro de 2019

HORÁRIO: de 8h30 às 16h30

OBJETIVO

Conhecer a normativa, conhecer o sistema do MTR, as movimentações de resíduos e suas especificidades, a declaração de movimentação de resíduo e as principais mudanças no dia a dia da empresa.

PÚBLICO ALVO

Gestores, gerentes, técnicos em segurança, encarregado pela expedição, embarcadores e responsáveis pelo acompanhamento das normas ambientais.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Principais obrigações dos geradores e transportadores de resíduos;
  • Quando a sua empresa é uma destinadora final;
  • Como cadastrar e quais os perfis deverão ser utilizados para cada tipo de transporte;
  • Melhorias no controle da geração e descarte de resíduos;
  • O que fazer com o resíduo quando ocorrer um acidente ambiental no transporte;
  • Quando um produto se torna um resíduo;
  • Como classificar os resíduos.

PALESTRANTE

ALICE LIBÂNIA – Formada em Engenheira Ambiental, atualmente atua como Assessora Técnica da Fundação Estadual de Meio Ambiente – FEAM e responsável pelo Sistema MTR em Minas Gerais.

INVESTIMENTO

GRATUITO

Pagamentos: Após confirmação de inscrição, será encaminhado boleto bancário para o e-mail indicado.

Cancelamento/Desistência/Substituição:

Por parte do participante – Só será aceito via e-mail com 3 dias úteis de antecedência do curso. No caso de desistência ou ausência sem aviso prévio ou fora prazo estipulado, será cobrado 50% do valor do curso referente a despesas gerais do evento. Esta regra também vale para as inscrições gratuitas, uma vez que a desistência não for informada dentro do prazo implicará em cobrança referente a despesas gerais.

Cancelamento por parte do SETCEMG – O SETCEMG reserva-se no direito de cancelar o curso, com até 48 horas de antecedência, no caso de não atingir o mínimo de 10 participantes ou por alguma eventualidade.

Termo de Autorização de Uso de Imagem – O participante inscrito AUTORIZA o uso de sua imagem captada durante a realização do evento em fotos ou filme, para uso nos canais de divulgação institucional do SETCEMG, abrangendo tal autorização a gravação de entrevistas e depoimentos. Esta autorização é concedida a título gratuito, abrangendo o uso da imagem e manifestações em todo o território nacional e no exterior, em todas as suas modalidades e, em destaque, das seguintes formas: (I) home page; (II) cartazes; (III) divulgação em geral.

Detalhes

Data:
13/11
Hora:
08:30 - 16:30
Categorias de Evento:
,

Deixe um comentário