CNT realiza debate inédito sobre reforma tributária

O evento será realizado nesta quarta-feira (11) na sede da Confederação, em Brasília, e contará com as presenças do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e o secretário da Receita Federal, Marcos Cintra.

A Confederação Nacional do Transporte promove, na próxima quarta-feira (11/9), o debate O que esperar da Reforma Tributária? Impactos das propostas para o transporte”. O evento será realizado na sede da CNT, em Brasília, das 9h às 17h, e Já estão confirmadas as presenças do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do secretário especial da Receita Federal e vice-presidente da FGV (Fundação Getúlio Vargas), Marcos Cintra.

Também estarão presentes o ex-deputado Luiz Carlos Hauly, autor da proposta que é base do projeto que está sendo discutido pelo Senado; o senador Roberto Rocha (PSDB-MA), relator da proposta no Senado; e o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), relator do texto da Câmara. O presidente da CNT, Vander Costa, também convidou o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, mas ainda aguarda as confirmações das participações.

As inscrições podem ser solicitadas pelo e-mail diri@cnt.org.br – as vagas são limitadas. O debate também será transmitido pelo canal da Confederação no YouTube.

O setor de transporte considera que a reforma tributária é essencial para a desburocratização do país, possibilitando ganho de competitividade de todos os setores e a retomada do crescimento econômico. Pesquisa feita pela CNT, entre os dias 25 e 30 de julho, com 900 transportadores de todos os modais indicou que 92,8% dos transportadores estão insatisfeitos com o sistema tributário e 93,1% apoiam a reforma.

A tributação excessiva foi considerada, por 69,6%, a principal preocupação do setor. “O atual sistema é oneroso, é caro, é difícil. E a pesquisa confirma essa percepção”, comenta Vander Costa. Segundo ele, qualquer que seja a forma de tributação adotada a partir de uma reforma, ela deve ser clara. “A falta de clareza gera concorrência desleal e distorções na arrecadação. A ideia de simplificação é essencial nesse debate.”

O ICMS é o imposto que mais pesa para as empresas transportadoras (destacado por 37,8% dos participantes). Em seguida estão as contribuições previdenciárias (26,4%) e PIS e Cofins (25,6%). Dos entrevistados, 79,9% acreditam que a reforma será capaz de simplificar o sistema tributário. A maioria deles (77,5%) também espera que, se aprovada pelo Congresso Nacional, as mudanças serão capazes de aumenta a competitividade das empresas de transporte.

Programação

Das 8h30 às 9h – Credenciamento

9h – Mesa de Abertura

Autoridades Convidadas:

  • Deputado Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados (confirmado)
  • Senador Davi Alcolumbre, presidente do Senado Federal;
  • Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (confirmado)

Apresentação dos Resultados da Pesquisa CNT sobre Reforma Tributária

Das 9h30 às 11h – 1º Painel – Reforma do Sistema Tributário Nacional

Palestrantes:

  • Marcos Cintra, secretário Especial da Receita Federal do Brasil, economista, professor e vice-presidente da FGV (Fundação Getúlio Vargas) (confirmado)
  • Luiz Carlos Hauly, ex-deputado federal e relator da PEC nº 293/2004 na Comissão Especial (confirmado)
  • Tércio Sampaio, advogado (confirmado)
  • Mediador:  Ricardo Ribeiro, economista da LCA Consultores (confirmado)

Das 11h10 às 12h40 – 2º Painel – As propostas de Reforma Tributária e a atividade transportadora

Palestrantes:

  • Deputado Aguinaldo Ribeiro (PP/PB), relator da PEC nº 45/2019 na Comissão Especial (confirmado)
  • Senador Roberto Rocha (PSDB/MA), relator da PEC nº 110/2019 (confirmado)
  • Tiago Pinto, advogado tributarista (confirmado)
  • Mediadora: Valdete Marinheiro, advogada tributarista (confirmado)

Das 12h40 às 13h40 – Brunch

Das 14h às 15h30 – 3º Painel – Os Impactos Econômicos da Reforma Tributária 

Palestrantes:

  • Bernard Appy, economista e diretor do Centro de Cidadania Fiscal (CCIF) (confirmado)
  • Alexandre Alkimin, advogado tributarista (confirmado)
  • Felipe Scudeler Salto, diretor-executivo do Instituto Fiscal Independente
  • Mediador: a definir

Das 15h30 às 16h30 – Palestra Magna: As Reformas que o Brasil precisa para a retomada do crescimento econômico 

  • Paulo Guedes, ministro da Economia
  • Mediador: Vander Costa, presidente da CNT

16h30 – Encerramento

Por Agência CNT de Notícias
06/09/2019  09h09

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.