“Conhecer para transformar’” foi o tema do 2º encontro do Vez&Voz

52766082146_44edfa9f86_w

No dia 22/3, o Vez&Voz – Mulheres no TRC realizou o 2º encontro do movimento, reunindo um público engajado que busca ampliar e fortalecer a participação das mulheres no setor. O evento foi realizado no Palácio dos Transportes, em São Paulo (SP), sede do SETCESP e da NTC&Logística, com transmissão pelo canal do movimento no Youtube.

Na abertura do encontro, o presidente do Conselho Superior e de Administração do SETCESP, Adriano Depentor, falou sobre o crescimento do movimento, criado pelo SETCESP no fim de 2020 e que hoje conta com a adesão de várias organizações signatárias, entre elas o SETCEMG, e a importância da valorização da mulher no mercado de trabalho. “Eu apoio incondicionalmente as ações do movimento. A mulher, com a competência que possui, pode estar no lugar onde desejar e isso jamais deve ser colocado em dúvida”, afirmou.

Conhecer para transformar

A presidente-executiva do SETCESP e idealizadora do Vez & Voz, Ana Jarrouge, destacou a importância do autoconhecimento para uma vida transformadora. “Muitas profissionais acabam perdendo sua identidade com um intuito de se moldarem a certos ambientes e isso, tem impacto em seu desenvolvimento profissional. A ideia é ter um conhecimento sobre si hoje, para transformar o nosso amanhã”, destacou.

Na sequência, a economista do Instituto Paulista do Transporte de Carga (IPTC), Raquel Serini, apresentou o Índice de Equidade do Transporte, criado a partir de uma ampla pesquisa com empresas do setor. “Criamos um indicador que demonstra o panorama de como está a participação da mulher no transporte e mede o compromisso das empresas com a equidade de gênero”, explicou.

De acordo com os dados colhidos pelo instituto, de uma escala que vai de 1 até 100, o Índice de Equidade do Transporte está em 37, revelando que o setor precisa melhorar em aspectos como políticas de combate ao assédio, diversidade, programas de benefícios, além de dar oportunidade a cargos de liderança para as mulheres. Por outro lado, no enfoque de capacitação e treinamentos para profissionais mulheres, o setor teve um resultado razoável.

Cases de sucesso na equidade de gênero nas empresas

Para apresentar ações de sucesso que têm por intenção incentivar mulheres no setor, o movimento deu espaço à vice-coordenadora do Vez & Voz e diretora na Zorzin Transportes, Gislaine Zorzin, que falou dos programas que a transportadora tem para a contratação de motoristas mulheres.

Na sequência, a palestrante e escritora Helda Elaine subiu ao palco para falar da mulher e suas potencialidades, em um oferecimento do Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP. “Nosso potencial existe, no entanto, às vezes a gente o esconde e não valorizamos as nossas próprias qualidades. Se as dificuldades aparecerem, lembre-se que, juntos, somos melhores, pois compartilhamos os saberes”, afirmou a palestrante, exemplificando que o associativismo e o cooperativismo são fundamentais para o crescimento e a realização dos sonhos.

 

Mais bate-papo com lideranças e cases de sucesso

Na segunda parte do evento, o Movimento A Voz Delas, da Mercedes-Benz Brasil, realizou uma interação com as participantes e exibiu o caminhão “Estrela Delas”, desenvolvido sob medida para mulheres motoristas profissionais. Depois, foi aberto um bate-papo com mulheres que atuam na liderança das entidades que contaram como foi a trajetória profissional delas até chegarem ao cargo que ocupam. Por fim, Tatá Zanin apresentou a palestra “Viva sua real identidade”.

Tata Zanin, palestrante e mentora de transformação de vidas.

 

Fonte: Vez&Voz

Posts relacionados

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.