Scroll Top

Expectativa de deflação é preocupante, diz presidente do SETCEMG

O presidente do SETCEMG, Gladstone Lobato, vê com preocupação a expectativa de deflação verificada pelo levantamento apurado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead) em Belo Horizonte.

Especialistas ouvidos pelo jornal o Diário do Comércio, nesta semana, anunciaram uma expectativa de deflação em Belo Horizonte, depois do anúncio da Petrobras informando sobre o fim da paridade de preços do petróleo com dólar e com o mercado internacional.

Para Gladstone, a deflação poderá ser um prenúncio de uma espiral recessiva. “A deflação é mais perversa do que a inflação. Os primeiros a sentir somos nós, os transportadores. Este é o pior cenário para um país e, consequentemente, para sua população”, diz.

De acordo com as informações apuradas pelo jornal, com os reajustes praticados pela estatal, o preço da gasolina terá uma queda de 12,6% e o óleo diesel de 12,7% em Belo Horizonte. Já o preço do gás de cozinha diminuirá 21,4%. Este último terá o preço médio abaixo de R$ 100 pela primeira vez desde julho de 2021. Segundo os especialistas, os novos valores apresentam uma tendência de desinflação na Capital.

Confira a matéria na íntegra no site do jornal: https://diariodocomercio.com.br/economia/tendencia-e-de-desinflacao-em-belo-horizonte-diz-ipead/

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.