Scroll Top

Faça Bonito – 20 anos de campanha

O dia 18 de Maio – “Dia Nacional de Combate ao  Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do país. Esta data é a mais importante no calendário de campanhas do Programa Na Mão Certa.

SOBRE A DATA

Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

Anualmente, a Childhood Brasil, por meio do Programa Na Mão Certa, apoia a campanha FAÇA BONITO do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Este ano, a data acontece em meio ao contexto da pandemia da Covid-19  e não podemos deixar de ressaltar a importância da mobilização e participação dos diversos setores da sociedade. No entanto, alinhados com o Comitê, também reformulamos nossas orientações e recomendamos a divulgação online.

20 ANOS DE CAMPANHA

No 20º ano de mobilização, seguimos juntos com objetivo de destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar na promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

A data também é um momento importante para lembrarmos que esse ano comemoramos os 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) conforme a Lei Federal Nº 8.069 de 13 de Julho de 1990.

UNIDOS PELA PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM TEMPOS DE COVID-19

Em tempos de Covid-19 precisamos estar muito mais atentos e refletir sobre crianças e adolescentes que, por permanecerem em isolamento, muitas vezes com seu abusador (no caso da violência intrafamiliar), perderam seus laços de confiança mais comuns para a efetivação da denúncia, como professoras/es, médicas/os, cuidadoras/es, entre outros. Fiquem atentos e observem possíveis mudança de comportamento. Como adulto, se apresente como a “pessoa de confiança” para a qual a criança ou adolescente pode contar qualquer dificuldade e esteja sempre por perto. Denuncie qualquer situação suspeita.

Dicas de como proteger crianças e adolescentes da violência sexual durante a pandemia

  • Previna, essa é a melhor forma de proteger crianças e adolescentes;
  • Dialogue de forma franca e sincera sobre as partes íntimas do corpo e privacidade. E reforce que a criança ou adolescente pode e deve dizer NÃO quando quiser;
  • Oriente as crianças e adolescentes sobre quais são as situações de risco e como ela pode se proteger;
  • Explique para a criança ou adolescente que “segredos” não são uma coisa boa;
  • Fale para crianças e adolescentes que elas devem escolher um adulto em quem confiem e se sintam seguras para falar sobre questões e situações que não as deixam confortáveis.

 Veja dicas de como lidar com crianças e adolescentes em casa durante a quarentena

  • Construa com a criança ou adolescente as regras de convivência em família;
  • Estabeleça uma rotina diária, mas lembre-se de ser flexível;
  • Inclua o tempo de brincar, ler, ver televisão e usar a internet;
  • Busque assistir programas com conteúdo educativo e aproveite para melhorar o diálogo com a criança ou adolescente;
  • Resgate brincadeiras lúdicas e manuais (desenho, pintura, entre outros) adequados a cada faixa etária:
  • Inclua exercícios na rotina;
  • Em idade escolar, organize e acompanhe a rotina indicada pela escola;
  • Aprenda sobre redes sociais, internet e novos gadgets com as crianças e adolescentes;
  • Tenha um tempo específico para cada criança ou adolescente da família;
  • Elogie e oriente seus filhos de forma positiva.

Outro alerta está relacionado ao uso da internet que está sendo amplamente utilizada positivamente pela população para manter a proximidade entre as pessoas, para educação, entretenimento e trabalho remoto. Mas requer cuidados e conversar sobre o uso da ferramenta com crianças e adolescentes é mais importante do que impor proibições rígidas. Assim como todo processo educativo, há limites que precisam ser definidos e que devem estar claros.

Dicas que podem ajudar o adulto a acompanhar o uso da internet:

  • Estranhe se crianças e adolescentes passarem a permanecer por muito tempo no celular ou em chats com pessoas que até então não faziam parte do círculo social.
  • Se passarem a agir como se estivessem escondendo algo, como fechar um aplicativo quando um adulto se aproxima.
  • “A velha regra ‘não fale com estranhos’ também serve para a comunicação virtual”
  • É recomendável lembrá-los que nenhum aplicativo impede que uma imagem enviada seja capturada e depois compartilhada sem o consentimento de quem está na fotografia.

 

Acesse o conteúdo completo sobre a proteção de crianças e adolescentes: https://www.childhood.org.br/covid.

COMO AGIR EM CASOS DE VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES?

  • Se você SUSPEITAR que uma criança ou adolescente está sendo vítima de violências, denuncie. Os canais são: Disque 100 / Ligue 180 / APP Direitos Humanos BR /

site Ouvidoria www.ouvidoria.mdh.gov.br/ Delegacia On-Line;

 

  • Se você PRESENCIAR ou TESTEMUNHAR uma situação de violência contra criança ou adolescente chame a Polícia Militar Ligue 190.

 

  • Se você IDENTIFICAR um caso de violência on-line envolvendo uma criança ou adolescente, denuncie. Os canais são: Safernet www.safernet.org.br

APP Direitos Humanos BR / Delegacia On-Line.

 O Setcemg e a Fetcemg são signatários do Programa Na Mão Certa.

FAÇA BONITO. PROTEJA CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

Fonte: Na Mão Certa

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.