Scroll Top

Faça sua inscrição no Seminário de Emergência Ambiental

Profissionais ligados às atividades de produção, armazenamento, manuseio e transporte de produtos perigosos terão a oportunidade de debater a redução dos riscos ocasionados por acidentes envolvendo produtos perigosos e de assistir à simulação de um acidente de emergência ambiental. Nos dias 20 e 21 de novembro, Belo Horizonte recebe o Seminário de Emergência Ambiental, evento organizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Perigosos – CE P2R2 Minas. A Fetcemg e o Setcemg apoiam o evento, que será realizado das 8h às 18h, no Auditório JK, na Cidade Administrativa. 

O seminário contará com três painéis que vão tratar “A gestão de riscos e desastres – a importância da atuação tripartite: sociedade, empreendimento e poder público; “O gerenciamento de riscos e respostas às emergências ambientais; e “Os riscos tecnológicos ambientais e os diversos contextos envolvidos. 

Dentre os temas de palestras do primeiro painel estão a Inteligência operacional aplicada a desastres; redução do risco de desastres; e a gestão de risco em paradas de manutenção. Já no segundo, o público terá conhecimento sobre Prevenção e Resposta às Emergência Ambientais em Minas Gerais no MTR, sistema recém-lançado pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), que controla a movimentação e transporte de resíduos em Minas. 

Já no segundo dia, as atividades começam com palestra, do terceiro painel, sobre o Desenvolvimento Cultural na Gestão de Riscos Tecnológicos na Prevenção e Mitigação de ocorrências com potenciais emergências sócio ambientais. Outros assuntos como gerenciamento de riscos e rompimento de barragem também serão trazidos aos participantes.

SIMULADO DE EMERGÊNCIA

Ainda durante o segundo dia, no período da tarde, será realizado um Simulado de Emergência Ambiental. A Comissão P2R2 Minas, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar farão a simulação de um acidente com veículo transportando material perigoso. Ao público, serão demonstrados os métodos de limpeza, isolamento e segurança adotados em uma situação real de acidente.

Diversas empresas privadas e instituições públicas participam do evento, que tem como público alvo os transportadores e distribuidores de produtos perigosos, indústrias, mineradoras, associações e federações ligadas ao tema, além de servidores públicos dos diversos órgãos que atuam no cenário da emergência ambiental e na sua investigação, além de demais interessados. 

A inscrição é gratuita. Não perca essa oportunidade, reserve já sua participação.

Confira a Programação, abaixo:

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.