Scroll Top

Fetcemg sugere ações de infraestrutura para o PMDI

Com foco em sua área de atuação, a Federação das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais (Fetcemg) apresentou ao Governo de Minas suas contribuições para o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI).

As sugestões foram apresentadas durante a última reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Minas Gerais, realizada no dia 23 de setembro na Cidade Administrativa. A Fetcemg integra o conselho, sendo representada por seu assessor técnico, Luciano Medrado.

A reunião foi aberta pelo Governador Romeu Zema, que reafirmou a importância do PMDI para seu governo, ressaltando que além de estar cumprindo a lei o plano é ferramenta básica de gestão.

A revisão do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), abrangendo o período de 2019 e 2030, foi validada durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, nesta segunda-feira (23/9). Na oportunidade, o governador Romeu Zema destacou a importância das propostas para atendimento às reais necessidades do povo mineiro. O documento será enviado, como projeto de Lei, para aprovação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Propostas da Fetcemg

A Fetcemg entregou um documento com suas propostas para o PMDI que incluem seu apoio aos programas de privatização, concessões e PPP’s (parcerias público-privadas) para a retomada dos investimentos em infraestrutura de transportes e logística; a atenção a economia urbana e seus impactos nas questões de mobilidade e abastecimento; a ampliação dos esforços no desenvolvimento, em curso, do PlanMob Metropolitano determinando sua implantação de forma compartilhada; dentre outras sugestões.

Luciano informou que as propostas da federação foram integralmente incorporadas ao PMDI.

Sobre o PMDI

O Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) para o período 2016-2027 está contido na Lei 21.967, sancionada em 12/1/16, a partir do Projeto de Lei 3.039/15, do governador. O PMDI é um plano de longo prazo, que consolida um conjunto de grandes escolhas para a construção do futuro do Estado. Para incentivar o desenvolvimento de Minas Gerais em todas as áreas da ação governamental, a Constituição Estadual de 1989 determina uma total integração entre o PMDI e os instrumentos de planejamento e orçamento, como a Lei Orçamentária Anual – LOA –, o Plano Plurianual de Ação Governamental – PPAG – e a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO.

Foto: Marco Evangelista/Imprensa MG
Com informações do site da ALMG e da Agência Minas

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.