Scroll Top

Fetcemg e Setcemg apresentam propostas para Anel Rodoviário na Câmara de Vereadores de BH

O Setcemg e a Fetcemg participaram, nesta semana, da Mesa Redonda sobre o Anel Rodoviário da região metropolitana de Belo Horizonte realizada pela Câmara dos Vereadores da capital. O debate, realizado na última segunda-feira (30/09), atendeu a uma solicitação do deputado federal, Lucas Gonzalez, integrante da COMJOVEM BH e Região Metropolitana.

As entidades, representadas na ocasião por seu assessor técnico Luciano Medrado, apresentaram várias propostas para diminuir o número de acidentes no Anel e garantir a segurança da via.

Segue abaixo a íntegra do documento:

A Federação e o Sindicato das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais acompanham com o maior interesse coletivo e contribuem, para debater, tecnicamente, soluções para os acidentes no Anel Rodoviário da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Reiteram abaixo propostas/contribuições que vem sendo apresentadas para enfrentar os acidentes no Anel Rodoviário nos diversos fóruns de debate sobre o tema:

1 – REIV – Relatório para avaliar os impactos sócio-econômicos da distribuição e abastecimento das economias urbanas dos municípios da Região Metropolitana. O Anel Rodoviário é a única rodovia que possibilita a interligação das BR’s 381 sul e leste, BR 356/040 sul e norte e os demais eixos rodoviários de abastecimento da RMBH, Minas Gerais e outros Estados.

2 – Atualizar a estatística e analisar as causas dos acidentes com vítimas fatais no Anel nos últimos 5 anos (BHTRANS 2012 – 2015:

1ª – Pedestre por atropelamento – 66 mortes – 45,5%;

2ª – motocicletas – 49 mortes – 33,8%;

3ª – envolvendo carros – 22 mortes – 15,2%;

4ª – envolvendo caminhões – 5 mortes – 3,4%;

5ª – ciclistas – 2 mortes – 1,4%;

6ª – não identificada – 1 morte – 0,7%.

3 – Manter a interlocução técnica-institucional com o DNIT/ANTT, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar Rodoviária MG e o suporte da concessionária Via 040;

4 – Integrar aos debates a representação dos caminhoneiros autônomos e das cooperativas de transporte (ressaltamos que a primeira proposta de área de escape no Anel foi apresentada pelo líder dos autônomos/MG Sr. José Carneiro);

5 – Criar pista exclusiva (faixa da direita) para caminhões ao longo do Anel Rodoviário;

6 – Instalação de balança rodoviária na descida do Viaduto da Mutuca (antigo posto de pesagem) com o objetivo de (1) fiscalizar eventuais excessos de peso bem como (2) criar uma parada pedagógica para advertir sobre o alto risco de acidentes no trecho de forte declividade e estreitamento de pista do bairro Olhos D’água até o entroncamento com a Av. Amazonas e (3) interromper a dirigibilidade do trecho rodoviário com pista dupla para um trecho rodoviário com características de trânsito urbano/metropolitano;

Nota: blitz de manutenção básica.

Nota: o SEST-SENAT está habilitado a produzir material gráfico com instruções de segurança para dirigibilidade no Anel Rodoviário, particularmente manutenção dos itens de segurança e utilização do freio motor;

7 – Uso intensivo de tecnologia para tornar a via conectada e fiscalizada com maior eficiência e efetividade, particularmente a instalação de radares pelo controle da velocidade média;

8 – Articular uma intensa mobilização política do setor produtivo privado e da sociedade civil organizada para viabilizar a Parceria Público Privada do Rodo Anel Norte, conforme previsto no Plano de Mobilidade da RMBH;

9 – Intensificar as articulações políticas para implementar, em curto prazo, o Projeto DNIT/baixo investimento para revitalização/modernização do Anel Rodoviário;

10 – Mobilização política (Federal, Estadual e Municipal) e da sociedade civil organizada para garantir a aplicação na Região Metropolitana de Belo Horizonte da multa por descumprimento contratual aplicada Ferrovia Centro Atlântica no valor de R$ 1,2 bilhões;

11 – Mobilização política (Federal, Estadual) e da sociedade civil organizada para garantir a aplicação dos recursos em Minas Gerais da antecipação de renovação dos contratos de concessão ferroviária, com valores estimados em R$ 6,0 Bilhões;

12 – Acelerar o desenvolvimento dos projetos de engenharia para implementar as áreas de escape, em curto prazo, sob a orientação técnica do DNIT/ANTT;

13 – Regulamentar e implementar a inspeção veicular conforme determinação do CONTRAN;

14 – Acompanhar o processo de distrato de concessão da BR 356/040, em andamento, conforme já apresentado pela concessionária VIA 040, para garantir que os recursos da multa pelo distrato sejam reinvestidos em melhorias do ANEL RODOVIÁRIO.

Participação

Participaram da audiência: Luciano Medrado, assessor técnico da Fetcemg e do Setcemg, representando as duas entidades; o deputado federal Lucas Gonzalez, os presidentes da audiência, vereador Mateus Simões, e da Comissão Especial do Anel Rodoviário, vereador Irlan Melo, e representantes da PMRodoviária MG, do Corpo de Bombeiros, da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDESE), e da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais (SEINFRA).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: Willian Delfino/CMBH

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.