Scroll Top

O futuro pós-coronavírus do empreendedorismo

*Sandro Gonzalez

*Presidente Conselho Transpes , CEO Cruzeiro Esporte Clube

 

Algumas pessoas já estão dividindo a história da humanidade entre ANTES e DEPOIS da crise de coronavírus. E com razão, pois é fato que o mundo não será como antes.

Mas como isso se reflete no EMPREENDEDORISMO?

Com os mercados sendo afetados pela pandemia, chegou a hora de repensar os modelos de negócios e encontrar novas formas de empreender, adequadas às condições criadas pelo isolamento social.

Os hábitos de consumo vão ganhando novos contornos à medida em que a quarentena se estende. É assim que as seguintes estratégias vão cravando o garfo em fatias maiores do mercado:

  1. Vendas pela internet: antes, muitas pessoas ainda não compravam pela web por desconfiança ou acharem complicado. Mas a vida em confinamento se tornou um treinamento de compras a distância. Agora que experimentaram e descobriram o caminho da facilidade, o hábito se consolida na jornada do usuário. Isso sem mencionar que parte da população ainda terá receio de se expor nas ruas mesmo após o retorno à normalidade, especialmente os grupos de risco.
  2. Entregas em domicílio: acompanhando essa tendência, cresce também a presença e a importância dos serviços delivery, fazendo chegar às pessoas os mais variados tipos de produtos. De compras de supermercados a presentes de datas comemorativas, como Dia das Mães e Dia dos Namorados. Reflita se você comprou algo “diferente” via web nos últimos meses. Conte aqui nos comentários!
  3. Relacionamento via redes sociais: sem a possibilidade do contato presencial, cresce a importância de usar as mídias para manter o contato com clientes, fornecedores e colaboradores. Tudo isso explorando as diversas ferramentas: call, post, vídeo, artigo… Quem não queria ou achava que não tinha “talento” para fazer presença digital, agora o fez por questão de sobrevivência.

Diante do novo cenário, algumas mudanças terão alcances que ainda não conseguimos dimensionar. Cabe aos empreendedores fazerem uso do que têm às mãos para manter as atividades e minimizar, tanto quanto possível, os impactos da crise.

Esses dias me deparei com uma cafeteria na internet que passou a entregar via delivery (antes não tinha esse serviço) e que oferece minigarrafas térmicas por algo em torno de 40 reais. Então se o café custava uns 5, agora custa 45. E ainda gera valor para a turma da entrega. E estão vendendo TUDO! Você acha que essa empresa vai simplesmente voltar aos copinhos de papel? E só vender pessoalmente?

Inspire-se.

Com flexibilidade, é possível se planejar para o futuro próximo, o mundo pós- coronavírus. Os modelos de negócio estão mudando radicalmente e essa adaptação não será necessariamente ruim. Com criatividade, trabalho e fé será possível aplicar os novos modelos e quem sabe, alcançar resultados ainda melhores do que você já imaginou como empreendedor.

Fonte: Linkedin de Sandro Gonzalez

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.