Com início em maio, as capacitações on-line do Setcemg já obtiveram ótimos resultados. Ao todo foram 17 cursos, somente nos dois últimos meses, e para o mês de julho, a grade de cursos já está preenchida com uma gama diversificada de temas.
Nesta semana, a entidade ofereceu a capacitação “Como vender frete no TRC em momento de pandemia” com o especialista Paulo Rago. A capacitação foi dividida em duas manhãs, dada a extensão do conteúdo.
Rago vem desde 2004 trabalhando com cursos on-line, intensificando essa modalidade a partir de 2018. Ele é um adepto dessa tecnologia e desse modo de passar conteúdo. “Os alunos ganham mais flexibilidade, podendo participar do curso sem prejudicar o trabalho de qualquer lugar”, afirma.
Contudo, ele destaca alguns cuidados são necessários para a otimização do aprendizado: disciplina, organização e infraestrutura adequada. “No frigir dos ovos, temos que nos preparar melhor”, diz.
Essa virada na chave no modo de fazer as capacitações e os treinamentos pelo Setcemg tem repercutido positivamente junto a quem os faz. A maior parte dos participantes diz que a facilidade de fazer um treinamento de casa, do trabalho e de outras cidades é um fator que agrega muito.
Mesmo diante do fato de os mineiros gostarem do encontro e da conversa ‘olho no olho’ regada a café e pão de queijo, nas avaliações os encontros virtuais obtiveram resultados positivos.
“O home-office nos possibilitou novas interações e nos trouxe uma quebra de paradigmas. Estamos nos adaptando bem”, diz Jairo Martins, da Empresa de Transportes Martins,que fez o curso com Rago.
Mesmo a área comercial, tradicionalmente emblemática pelos encontros presenciais, tem de reinventado. “Estamos nos adaptando e aprendendo novas formas de vendas. Contudo, é muito diferente”, diz Moisés Silveira, comercial da filial da Empresa de Transportes Martins em João Monlevade.
O chamado “novo normal” não muda a realidade da sustentabilidade dos negócios. Um dos principais itens para a saúde do negócio é a formação dos preços. Ter os custos da empresa na ‘ponta do lápis’ para saber formar o preço do seu produto, no caso das empresas de transportes rodoviário de carga, o preço do frete é um caminho necessário.
Para falar sobre o tema, o Setcemg trouxe o assessor técnico da NTC&Logística, especialista no assunto, Lauro Valdivia. Um dos exercícios ministrados foi a montagem de uma tabela visando dar um preço ao frete. A formação de preços no transporte rodoviário de cargas não é algo trivial. Cada tipo de transporte, como por exemplo o fracionado, lotação, etc, tem a form a de montagem dos seus custos. Sabendo o custo, insistiu Lauro, é preciso acrescentar a margem de lucro. Nenhum negócio sobrevive sem o lucro.
Fique atento às capacitações do Setcemg. Inscreva-se e aproveite para sair melhor dessa pandemia!