Scroll Top

Patos de Minas inaugura o primeiro Arranjo Produtivo Local (APL) certificado pelo Governo de Minas: o Polo de Oficinas Mecânicas

miltinho - reuniao alto paranaíba

 A cidade de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, recebeu a certificação de primeiro Arranjo Produtivo Local (APL) concedido pelo Governo de Minas, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Patos de Minas (Sindimetal) e pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), em parceria com instituições de destaque como SENAI, SEST/SENAT, SEBRAE e a Prefeitura local. O SETCEMG é parceiro das entidades e comemora essa conquista da região. O delegado do SETCEMG no Alto Paranaíba, Sebastião Amilton de Lima, prestigiou evento da FIEMG e reforçou o apoio da entidade para a iniciativa.

O Polo de Oficinas Mecânicas surge como uma importante iniciativa para potencializar o setor de manutenção automotiva e indústria metalúrgica na região. Composta por uma sólida governança e apoio técnico, o projeto visa impulsionar a competitividade das empresas, promovendo o desenvolvimento integrado do setor.

O processo de certificação foi precedido por um intenso trabalho de pesquisa e planejamento, liderado pelo Sindimetal e pela FIEMG, em conjunto com o IEL e o SENAI Cecoteg (Núcleo de Design e Inovação). Foram realizados estudos detalhados sobre o setor e implementadas estratégias de curto, médio e longo prazos para alavancar o crescimento das empresas participantes.

 

Demanda de serviços para veículos pesados

O destaque do Polo de Oficinas Mecânicas reside na concentração de indústrias especializadas em serviços para veículos pesados na área do bairro Planalto. Ao tornar-se um APL certificado, as empresas agora podem se beneficiar de uma série de oportunidades, incluindo acesso a políticas de incentivo e financiamento nos âmbitos municipal, estadual e federal.

As empresas contempladas pelo APL englobam diversas atividades, tais como manutenção e reparação de veículos automotores, fabricação de estruturas metálicas, obras de caldeiraria pesada, serviços de usinagem, solda, tratamento e revestimento de materiais, fabricação de cabines, carrocerias e reboques para veículos automotores, além da manutenção e reparação de máquinas e equipamentos da indústria mecânica.

O reconhecimento do APL não apenas fortalece as empresas locais, mas também posiciona Patos de Minas como referência estadual no setor, de forma a conseguir com que o trabalho feito no município seja referência em todo o país.

Com a certificação do APL, as empresas participantes alcançam maior integração com clientes e fornecedores, além de acesso facilitado a recursos governamentais e possibilidades de revisão de tributos. O resultado é o fortalecimento das empresas já instaladas e a atração de novos investimentos e empregos para a região”, comenta a assessora do SETCEMG em Patos de Minas, Bruna Nogueira.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.