Scroll Top

SETCEMG Alto Paranaíba participa de debate sobre o desenvolvimento de Patos de Minas e Região

WhatsApp Image 2024-02-15 at 11.47.48

Nesta quinta-feira (15), a assessora do SETCEMG em Patos de Minas, Bruna Nogueira, representou o Sindicato na reunião mensal da Agência para o Desenvolvimento Econômico e Social de Patos de Minas (Adesp), realizada na sede da entidade.  Participaram representantes da Adesp, do Sindivest, Fiemg, PlaceBranding, Sala Mineira, Sesc, Senac, Sest Senat, Sindcomércio, Acipatos, Cdl, Observatório Social, Sindhorb, JBNN e Sindjor. Na pauta, a geração de emprego e renda, e os projetos de desenvolvimento econômico da região “Patos 2030” e de mobilidade urbana.

A primeira pauta debatida foi a realização de um Feirão de Empregos. “No coquetel de inauguração do SETCEMG Unidade Alto Paranaíba,  foi mencionado pelo prefeito de Patrocínio, Deiró Marra, a falta de mão de obra no setor do transporte. Entendemos que esse Feirão pode ser uma boa opção para proporcionar às empresas de transporte e logística da região uma aproximação com pessoas que buscam uma oportunidade de trabalho”, conta Bruna. “Como um desdobramento desse tema, também iremos estudar a viabilidade de fazer um levantamento com as empresas da região, associadas e não associadas, sobre suas vagas disponíveis, quais têm demandas frequentes, e também um levantamento sobre as áreas que mais precisam de mão de obra qualificada, bem como o SETCEMG poderá ajudar na oferta de capacitações”, acrescenta.

Outro tema debatido foi a iniciativa do Sebrae de elaboração de um planejamento para os próximos anos para Patos de Minas, intitulado “Patos 2030”. As demandas estão sendo elencadas em diversos encontros, e a partir disso serão estabelecidas prioridades para construir uma visão de futuro compartilhada da cidade; as ações foram conduzidas pelo especialista em desenvolvimento de cidades e planejamento de futuro, Silvio Barros, e sua sócia Márcia Santim.

Por fim, o grupo debateu a mobilidade urbana na cidade. A prefeitura de Patos de Minas contratou um dos maiores escritórios de arquitetura do Brasil, Jaime Lerner, para elaboração de um projeto visando solucionar questões do trânsito da cidade, que tem sido uma das grandes preocupações da população; na reunião da Adesp, foi mencionado sobre a apresentação do Projeto pelo escritório, na Câmara Municipal, para um público mais restrito, e diante disso a necessidade de organização de encontro com a Secretária de Trânsito da cidade e representantes das entidades, para conhecimento do projeto para repassarem para seus públicos com mais detalhes.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.