Scroll Top

Petróleo sobe 1 dólar por barril

Os preços do petróleo subiram cerca de 1 dólar por barril e atingiram uma máxima de mais de quatro meses nesta terça-feira (21), apoiados pelo acordo da União Europeia para estímulos e por notícias otimistas sobre testes de vacinas para o coronavírus.

Além disso, uma pesquisa da Reuters mostrou que os estoques de petróleo e produtos refinados nos Estados Unidos provavelmente diminuíram na última semana, o que também deu suporte ao mercado.

Dados otimistas divulgados na segunda-feira (20) sobre potenciais vacinas para o coronavírus também ajudaram a alavancar o mercado, embora ainda sejam necessários pelo menos alguns meses para que a vacina se concretize.

Os preços do petróleo ainda receberam apoio de perspectivas de que os EUA possam chegar em breve a um acordo para um novo pacote de estímulos, diante do iminente vencimento do programa para ampliação do seguro-desemprego no país.

No Brasil, apesar da crise decorrente da pandemia da covid-19 e da retração do mercado interno, a Petrobras conseguiu vender mais óleo diesel e gás liquefeito de petróleo (GLP) no segundo trimestre deste ano, como informou em seu boletim de produção. As vendas subiram 3,8% e 10%, respectivamente, comparadas ao trimestre imediatamente anterior.

De abril a junho, a estatal comercializou no Brasil 633 mil barris por dia (bpd) de diesel e produziu 650 mil bpd do derivado. A produção foi 2,4% inferior à do primeiro trimestre deste ano.

Apesar de a Petrobras informar a recuperação do mercado de gasolina, na média do segundo trimestre, o desempenho do combustível foi negativo, comparado ao período de janeiro a março. A produção do derivado caiu 19,4%, para 290 mil bpd, e a venda, 14,5%, para 282 mil bpd. Com isso, unidades de três refinarias – Replan, Regap e Reman – foram paralisadas. A da Reman, em Manaus, só será retomada em janeiro do ano que vem.

Já a venda de GLP ficou em 242 mil bpd e a produção, em 124 mil bpd, o que demonstra que quase a metade do fornecimento interno foi garantido via importação. Com a população em quarentena, cresceu o consumo do botijão de gás no País.

Com informações do Portal Terra e da Agência Reuters

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.