Scroll Top

Encerramento Junho Verde: Cuidar é o caminho

Com o slogan “Cuidar é o caminho” a campanha Junho Verde visa levar até as transportadoras associadas informações sobre a importância de cada pessoa e o conjunto das empresas empreenderam pequenas ações e gestos que farão a diferença no futuro.

A assessora do Meio Ambiente da Fetcemg e do Setcemg, Juliana Soares, proferiu a palestra “Junho Verde – ações que transformam” com informações e dicas de atitudes sustentáveis, visando uma mudanças de hábitos para a preservação do meio ambiente. “Nenhuma ação é pequena. E por mais que pareça simples, ela é muito importante para que possamos preservar o meio ambiente, para que nossos filhos e netos possam conhecer as belezas que a natureza nos proporciona”, explicou.

Para o Coordenador de SMS da Transportadora Aluisio Pereira,  Alexandre Rodrigues, o encontro trouxe uma grande oportunidade de refletir e mudar hábitos para preservar o meio ambiente. “Para nós da Transportadora Aluisio Pereira, o evento foi muito válido, agregou conhecimentos e gerou uma reflexão sobre os cuidados que devemos ter com a água e a destinação correta do nosso lixo. Além disso, receber a equipe da Fetcemg e do Setcemg em nossa empresa possibilitou uma interação melhor para as pessoas que não têm oportunidade de ir até o Sindicato e participar dos eventos”, comemorou.

Para a Engenheira de Segurança do Trabalho da Transportadora Andrade, Maria Cecília Lodi, o evento trouxe motivação para a equipe, que aprendeu mais sobre as ações desenvolvidas na empresa, mas, principalmente, sobre aquelas que podem ser levadas para dentro de casa e assim ser mais uma atitude valiosa da preservação do meio ambiente.

“Receber a equipe do Setcemg e da Fetcemg na Andrade foi uma experiência incrível. O evento proporcionou o engajamento dos participantes nas questões ambientais da empresa, ampliando para o ambiente familiar. Tivemos grande sucesso, os profissionais se sentiram motivados. O legado mais importante da palestra do Junho Verde percebido pelos nossos colaboradores é a importância que temos na preservação do meio ambiente para as gerações futuras, a consciência de um bem comum que é essencial para uma boa qualidade de vida”, explicou.

Despoluir – o Programa Ambiental do Transporte também fez parte das ações

A segunda palestra foi ministrada por Ana Isabella da Mata, coordenadora do Despoluir, que falou sobre o Programa Ambiental do Transporte – Despoluir. O programa atua em todo o país para diminuir as emissões de gás carbônico na atmosfera, monitorando suas emissões em veículos de carga e de passageiros. Na ocasião, Ana Isabella destacou os benefícios do programa ambiental do transporte para as empresas e principalmente para o meio ambiente. “Com a medição feita pelo Despoluir, além da manutenção preventiva e economia no uso de combustível, os veículos à diesel diminuem a fumaça preta emitida no meio ambiente, o que contribui com uma melhora do ar e beneficia a todos”, disse.

Em Minas, a Fetcemg é responsável pelo controle das emissões nos veículos de carga. São cinco unidades móveis disponibilizadas para ir até às empresas e fazer as aferições dos veículos. Este serviço é gratuito para todas as empresas associadas aos sindicatos filiados à Fetcemg. “Quanto ao programa Despoluir, nós somos parceiros desde o início e este ano vamos retomar os testes. É um programa já conhecido por todos aqui e que tem um apoio grande da nossa diretoria. Sem dúvida, os frutos colhidos por esse programa auxiliam muito na performance da empresa e na melhoria da qualidade do ar que respiramos”, concluiu Alexandre Rodrigues, da Transportadora Aluisio Pereira.

Maria Cecília corrobora e destaca a importância do programa nas empresas, com a economia do uso do combustível e manutenção preventiva, acarretando assim uma melhoria no ar e na preservação do meio ambiente. “Participar do Programa Despoluir é uma vontade antiga da Andrade, e com o evento conseguimos estreitar este relacionamento. O programa tem grande impacto ambiental e institucional. Esperamos redução das emissões dos veículo da frota bem como uma melhora no programa de manutenção de caminhões”, completou.

Comjovem ativa no Junho Verde

Finalizando o evento, o vice-coordenador da COMJOVEM BH, Antônio Lodi, falou sobre o papel dos jovens empresários em dissipar a ideia de empresa responsável no setor. “Hoje, entendemos que o transporte é um elo importante na cadeia de suprimentos e que temos um papel relevante na mudança do futuro. A Comjovem apoia ações como esta, que propõe a preservação do meio ambiente”.

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.