Scroll Top

2 – Recuperação Do Volume De Transporte

2-recuperacao-do-volume-de-transporte

Felizmente, alguns setores da economia estão dando sinais consistentes de retomada de crescimento e, consequentemente, o setor de transporte começa, também, a dar sinais de aumento no volume transportado em vários segmentos.

Ainda não há motivo para euforia, mas, um pequeno fôlego nas enormes dificuldades que o setor vem passando nos últimos anos. Talvez seja este o momento para o transporte realinhar a oferta e a demanda e equilibrar os contratos em curso.

Repense a sua empresa e tome as medidas necessárias para torná-la rentável e perene, ainda que tenha que ousar em atitudes corajosas.

Desde 2013, grande parte dos fretes está com reajustes abaixo da inflação ocorrida nos custos do TRC, provocando inevitavelmente a redução e até mesmo a eliminação do lucro. Muitos já estão no prejuízo!

O aumento da quantidade transportada não significa necessariamente aumento de lucro, pois, se o valor do frete total for inferior ao custo, quanto mais transportar maior será o prejuízo. Só existirá lucro quando o frete for superior ao custo (incluindo os impostos)!

Reveja os contratos de transporte e inclua neles uma cláusula de reajuste automático toda vez que o aumento acumulado do diesel seja igual ou superior a 5,0% (cinco por cento). Com a política de preço atual da Petrobrás, de reajustes quase diários, não resta alternativa ao transportador que não seja o repasse destes aumentos. O diesel representa em média 40% do custo de transporte.

O tempo para carga e descarga é outro ralo de rentabilidade. Cumpra o que determina a Lei e não assuma mais este custo, ele é do embarcador. O mesmo acontece com o pedágio!

No início do ano, provavelmente, teremos a reoneração da folha de pagamentos sobre a mão de obra, que por si só já é muito elevada e, no caso dos motoristas, rigorosamente regida pela Lei 13.103.

O SETCEMG divulga diariamente no seu site www.setcemg.org.br a evolução do preço do diesel e o percentual para disparo de gatilho. Este alerta é um dever do Setcemg para recuperar o mínimo de rentabilidade do setor.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.