capacitação prática…
Que fornecerá elementos essenciais para o gerenciamento de custos e melhoria de performance nas atividades operacionais, propiciando a correta análise dos diferentes cenários para tomada de decisão empresarial.
Sua frota com menor custo e maior eficiência é resultado de um gerenciamento eficaz de transportes e frotas.
Capacitar o profissional para entender, planejar e operacionalizar toda a sistemática da gestão de frota de transportes de uma empresa, quer seja pública ou privada, embarcadora ou prestadora de serviços é um dos objetivos desta capacitação.
PAULO RAGO: Diretor do Centro de Estudos Técnicos e Avançados em Logística (Ceteal), especialista em Logística de Transportes e Empresarial e MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Consultor empresarial para diversas empresas públicas e privadas no Brasil em vários segmentos. Palestrante e e professor convidado de Universidades e instituições como: FGV Brasília, Metodista, UFMG, EDUCC/IPT/USP, FEI, MBA FIA, Mackenzie, Setcesp, Aduaneiras, CIESP, SETCEMG, ESAF, SENAC, dentre outras. Ex-diretor da Associação Brasileira de Logística, escreve alguns eventualmente artigos para alguns jornais e revistas especializados. Atua há mais de 31 anos com experiências, inclusive internacionais, em posições executivas. Atuou em empresas como Souza Cruz S/A e Cia. Ultragaz S/A (Grupo Ultra).
MÓDULO GESTÃO DE TRANSPORTES:
– Conceito geral de transporte;
– O papel do transporte hoje;
– Planejamento da utilização da frota de veículos;
– Tipos de controles para uma boa gestão.
MÓDULO MANUTENÇÃO:
– Manutenção Preventiva;
– Manutenção Corretiva;
– Manutenção própria x terceirizada;
– Dimensionamento de oficinas: estrutura e mão de obra;
– Controle dos Serviços de Manutenção;
– Custos operacionais de oficina.
MÓDULO CUSTOS OPERACIONAIS DE FROTA
. Custos Operacionais de Veículos:
– Classificação dos Custos;
– Custos Fixos: conceito e metodologia de cálculo;
– Custos Variáveis: conceito e metodologia de cálculo;
– Fatores que influem nos custos operacionais;
– Montagem de um Plano de custos operacionais;
– Planejamento e gestão dos custos operacionais;
GESTÃO OPERACIONAL DA FROTA
– Dimensionamento e a correta utilização da frota (ajuste operacional);
– Avaliação da Condição Técnica do Veículo;
– Avaliação técnica de veículos: escolha correta dos equipamentos;
– Controle de componentes – principais insumos;
– Fatores que Influem na Vida Útil dos veículos;
– Vida útil econômica;
– Frota própria x frota terceirizada
. Renovação de Frota:
– Por quê renovar?
– Dificuldades na Renovação de Frotas;
– Análises mercadológicas, operacionais e técnicas;
– Modelo matemático de cálculo de renovação;
– Formas de financiamento.
. Check list operacional e modelos de controle e gestão; (planilhas disponibilizadas aos alunos)
. Formas de financiamento;
. Indicadores de desempenho na operação e manutenção;
. Exercícios práticos;
. Estudos de caso.
© Copyright by Paulo S. F. Rago
ASSOCIADO: R$ 200,00 POR PARTICIPANTE
NÃO ASSOCIADO: R$ 400,00 POR PARTICIPANTE
CANCELAMENTO/DESISTÊNCIA/SUBSTITUIÇÃO:
Por parte do participante – Só será aceito via e-mail com 3 dias úteis de antecedência do curso. No caso de desistência ou ausência sem aviso prévio ou fora prazo estipulado, será cobrado 50% do valor do curso referente a despesas gerais do evento. Esta regra também vale para as inscrições gratuitas, uma vez que a desistência não for informada dentro do prazo implicará em cobrança referente a despesas gerais.
Cancelamento por parte do SETCEMG – O SETCEMG reserva-se no direito de cancelar o curso, com até 48 horas de antecedência, no caso de não atingir o mínimo de 10 participantes ou por alguma eventualidade.
Termo de Autorização de Uso de Imagem – O participante inscrito AUTORIZA o uso de sua imagem captada durante a realização do evento em fotos ou filme, para uso nos canais de divulgação institucional do SETCEMG, abrangendo tal autorização a gravação de entrevistas e depoimentos. Esta autorização é concedida a título gratuito, abrangendo o uso da imagem e manifestações em todo o território nacional e no exterior, em todas as suas modalidades e, em destaque, das seguintes formas: (I) home page; (II) cartazes; (III) divulgação em geral.