Com plenário lotado, NTC&Logística abre o primeiro Conet&Intersindical do ano

Diferentemente da última edição do Conet&Intersindical, realizada em agosto em São Luís (MA), o evento que teve início na tarde desta quinta-feira (6), em Curitiba (PR), anunciou expectativa de crescimento e necessidade premente de recomposição do valor do frete.

O maior evento de discussões mercadológicas do transporte recebeu mais de 400 transportadores rodoviários de carga e lideranças representativas de todo o país em seu primeiro dia, onde eles mostraram-se mais otimistas e alertas para a necessidade de recompor o valor cobrado pelo serviço que prestam, a fim de evitar o fracasso do próprio negócio.

O Conet&Intersindical foi aberto pelo presidente da NTC&Logística, Franscisco Pelucio, que fez uma saudação aos ex-presidentes da entidade, lembrando a importância do trabalho de cada um, a seu tempo, para tornar a entidade forte e representativa.

Para o presidente da CNT, Vander Costa, essa edição do Conet poderá ser um marco importante para os transportadores rodoviários de carga. “Vocês são nossa confiança em um Brasil melhor”, disse na abertura do encontro, ao se referir ao plenário lotado.

Participaram também da abertura do encontro o chefe de gabinete do governador, Daniel Wesley Vilas Boas Rocha; o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o presidente da Federação de Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Ágide Meneguette; o presidente e o vice-presidente da NTC&Logística, Francisco Pelucio e Eduardo Rebuzzi, respectivamente e o presidente da Fetranspar, Coronel Sérgio Malucelli.

Delegação Mineira

Minas Gerais está representada no evento pelos presidentes da Fetcemg e do Setcemg, Sérgio Pedrosa e Gladstone Lobato, respectivamente; e por alguns membros da diretoria das entidades: Ulisses Martins, Juliana Martins, Domingos Castro, Breno Patrus, Néliton Bastos e Marcelo Patrus; pelo assessor jurídico das entidades, Paulo Teodoro Nascimento; pela gerente da Fetcemg, Vanessa Borges; e pela gerente do Núcleo de Comunicação Setcemg/Fetcemg, Helena Costa; além de membros dos sindicatos do interior, da COMJOVEM Belo Horizonte e Região e empresários.

Pesquisa indica grande atraso no pagamento do frete para maior parte das transportadoras

Ao final do primeiro dia do encontro, a NTC&Logística divulgou a pesquisa de satisfação econômica realizada com 2500 empresas e a defasagem nos valores do frete. Segundo a pesquisa, o pagamento em atraso do frete atinge 61,5% das empresas consultadas impactando negócio dos transportadores, que de certa forma “financiam” seus embarcadores. Os dados mostram, também que o desempenho das empresas, que piorou 44,1% em 2018, no ano passado esse contingente caiu para 39%. Já o percentual dos que melhoraram subiu de 25% para 35%.

Sobre a avaliação do mercado, para 29% dos entrevistados o cenário deve melhorar ante 24% em agosto de 2019 e 44,5% há um ano. Dos pessimistas, o movimento foi oposto, começou baixo no ano passado, em 13,5%, e subiu para 35%. Agora está em 32%.

Para os transportadores, a defasagem dos fretes cobrados e o tempo para seu pagamento são entraves a serem enfrentados. “Acredito que este Conet será o momento para o transportador cobrar um frete melhor, notadamente, as empresas de transporte de carga fracionada”, afirmou Urubatan Helou, presidente da Braspress e vice-presidente da NTC&Logística.

Marcelo Patrus, presidente da Patrus Transportes Urgentes e diretor da Fetcemg, pediu coragem aos transportadores ao reverem seus custos e cobrar pelo trabalho que fazem. “Não devemos ter medo de perder o cliente. Estamos bancando o ICMS para os embarcadores”, disse.

“Os gigantes da carga fracionada combinaram aqui reajustar seus preços. Vamos ver!”, afirmou um participante.

A programação continua

Nesta sexta-feira (7), o evento em Curitiba prossegue com o Intersindical, encontro entre os principais empresários do setor e suas lideranças sindicais para debates sobre temas de alta relevância para o segmento e para o país.

Acompanhe as novidades do evento e o comunicado de defasagem de frete da NTC&Logística na íntegra nos sites das entidades.

Ao longo do dia, o Setcemg e a Fetcemg divulgarão notícias pelo Instagram.

Próxima edição em agosto, em Belo Horizonte

Com uma delegação representativa, Minas Gerais recebeu a incumbência de realizar a próxima edição do Conet&Intersindical, em agosto.

“Viemos participar do Conet trazendo diretores, membros da COMJOVEM, não somente pela importância do evento, mas viemos com um olhar especial e diverso, buscando referência e as melhores práticas para agregar e elevar ainda mais o evento que será realizado em Belo Horizonte “, afirmou Vanessa Borges, gerente da Fetcemg.

Posts Relacionados

Deixar um comentário