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BR-381: CORREDOR ESTRATÉGICO DO BRASIL

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Nesta sexta-feira, 7 de julho, o Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística de Minas Gerais (SETCEMG) e o Movimento Pró-Vidas BR-381 receberam o diretor da Agencia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Theo Sampaio, e o superintendente de Concessão da ANTT, Marcelo Cardoso Fonseca, para uma conversa sobre a situação do processo de duplicação da BR-381. O encontro foi realizado na unidade do SEST SENAT Jardim Vitória, em Belo Horizonte.

Participaram do encontro o presidente do SETCEMG, Antônio Luís da Silva Júnior; o presidente honorário do Sindicato, Gladstone Lobato;o presidente da FETCEMG, Sérgio Pedrosa; representantes da COMJOVEM BH e Região; lideranças políticas, prefeitos e vereadores da região do entorno da BR-381vetor Leste; e o coordenador do Movimento Pró-Vidas, Clésio Gonçalves. Os jovens empresários, integrantes da Comjovem BH e Região, também marcaram presença no encontro.

Gladstone Lobato, além de agradecer a presença e apoio de todos em favor da duplicação da BR-382, destacou o posicionamento do setor a favor do pedágio para ter uma rodovia segura. “Estamos dispostos a pagar o pedágio e sabemos que a Agência buscará preços justos e módicos”, disse.

Guilherme anunciou que a ANTT aprovou, nesta quinta-feira (6/7), o edital de concessão do sistema rodoviário da BR-381, em Minas Gerais, cujo documento foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (7/7) e o público pôde ter acesso às informações em primeira mão. Faz parte do edital o trecho da BR-381 de 304 quilômetros entre Belo Horizonte e Governador Valadares e serão investidos cerca de 10 bilhões de reais em 10 anos com a duplicação134 quilômetros e melhorias ao longo do percurso.

Estão previstas cinco praças de pedágio na concessão da BR-381/MG: Caeté, João Monlevade, Jaraguaçu, Belo Oriente e Governador Valadares. As tarifas serão diferenciadas para pista simples e dupla. Haverá desconto de 5% para usuários que tiverem TAG. Além disso, o Desconto de Usuário Frequente (DUF) prevê redução progressiva na tarifa pela passagem na praça ao longo de um mês, tornando a cobrança mais justa. O leilão da rodovia está previsto para 24 de novembro de 2023.

“Buscamos modicidade tarifária com um projeto sustentável para tornar a BR-381 em “Rodovia da Vida”, do desenvolvimento, deixando a alcunha de rodovia da morte no passado”, afirmou Guilherme.

Ao final, Clésio Gonçalves colocou que o Movimento Pró-Vidas BR-381 soma seus esforços aos do SETCEMG e a de todos os mineiros, que reconhecem na duplicação da BR-381 uma prioridade para a garantia da preservação de vidas e de desenvolvimento para Minas Gerais.

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