Scroll Top

DIRETORES DO SETCEMG PARTICIPAM DE EVENTO DA ANTT

Diretores SETCEMG

Diretores do SETCEMG marcaram presença em um importante evento realizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) na última segunda-feira (29/7). Juliana Vieira Martins, diretora do SETCEMG, Gladstone Lobato, diretor do SETCEMG e Adalcir Lopes, vice-presidente do SETCEMG, acompanharam de perto a apresentação do projeto que vai trazer melhorias significativas na mobilidade, segurança e qualidade do serviço na BR-040, no trecho que liga Belo Horizonte a Juiz de Fora. O trecho começa no entroncamento da rodovia com a BR-356/MG, em Belo Horizonte, e segue até o bairro Barreira do Triunfo, em Juiz de Fora.

O evento, que contou com a presença do diretor da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, e representantes da EPR, da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade e da Confederação Nacional do Transporte (CNT), destacou o compromisso com a modernização da BR-040, desenvolvimento sustentável e foco nos usuários. “Estamos empenhados em garantir uma composição entre os setores público e o privado que permita tanto aos caminhões quanto aos veículos leves de trafegar com fluidez e segurança”, afirmou Sampaio.

A concessão da BR-040 foi formalizada em abril de 2024, quando a EPR Via Mineira venceu o leilão com uma proposta de desconto de 11,21% sobre a Tarifa Básica de Pedágio. O contrato, que terá duração de 30 anos, abrange o trecho de aproximadamente 300 quilômetros entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, beneficiando diretamente 15 municípios mineiros e cerca de 4,3 milhões de habitantes.

O contrato entre o governo federal e a EPR Via Mineira prevê investimentos de R$ 8,7 bilhões, sendo R$ 5,2 bilhões em duplicação de 164 km, 42 km de faixas adicionais, correções de traçado, retornos e passarelas. Também serão instaladas novas luzes em trechos com curvas côncavas de baixa visibilidade. Só nos sete primeiros anos, a empresa vai destinar R$ 3,2 bilhões para melhorias na rodovia. Além disso, serão investidos R$ 3,6 bilhões em serviços operacionais.

“Boa parte desse valor será investido já nos primeiros sete anos e, de início, a população já sentirá as mudanças e melhorias que serão feitas na região”, garantiu o diretor da ANTT.

Primeiros 100 dias

Nos primeiros 100 dias de concessão, a EPR Via Mineira já planeja implementar diversas ações para melhorar a segurança e a eficiência do tráfego. O plano inclui obras noturnas de pavimentação entre Belo Horizonte e Conselheiro Lafaiete, reforço na sinalização vertical e horizontal em pontos críticos e recuperação de drenagens e passivos ambientais. “Essas mudanças serão visivelmente perceptíveis pela população e têm como objetivo reduzir significativamente a gravidade dos acidentes”, destacou o diretor da ANTT.

A empresa também está focada na revitalização das praças de pedágio e bases de serviços operacionais, na recuperação de terraplenos erodidos e na melhoria da sinalização em trechos com altos índices de acidentes, como o km 544 ao 635. “O ciclo de obras vai começar a partir do segundo e terceiro ano, mas já neste primeiro ano teremos melhorias notáveis, com um cuidado especial no tratamento diferenciado para as chegadas e saídas de Belo Horizonte”, acrescentou Sampaio.

A concessão da BR-040 trará, também, inovações tecnológicas e práticas sustentáveis para a rodovia. A adoção de tecnologias como o iRap de segurança viária, a instalação de iluminação LED em pontos críticos e o Programa de Carbono Zero para neutralização das emissões de carbono são algumas das medidas previstas.

Descontos e isenções

Em relação aos pedágios, os usuários que optarem pelo sistema de cobrança eletrônica (TAG) terão direito a um Desconto Básico de Tarifa (DBT) de 5% e motocicletas serão isentas de tarifas. Além disso, o Desconto de Usuário Frequente (DUF) permitirá uma redução progressiva das tarifas para veículos leves que utilizem a rodovia regularmente. “Essa metodologia possibilita que quem mais utiliza a rodovia pague menos, incentivando o uso frequente e regular da via”, explicou o diretor da ANTT, Guilherme Theo Sampaio.

O DUF oferece uma redução progressiva na tarifa de pedágio com base na frequência de uso da rodovia. Começa a valer assim que as praças de pedágio entram em operação.

– Como funciona: Desconto aplicado conforme a frequência mensal de viagens na mesma praça e direção

– Beneficiários: Usuários de veículos de passeio ou leves com pagamento automático via TAG

Segurança

A concessionária também garantirá que a segurança e o atendimento ao usuário sejam prioritários. Ambulâncias equipadas, socorro médico 24 horas, guinchos e viaturas de inspeção estarão disponíveis ao longo da rodovia. O Centro de Controle de Operações, o “comando central” da rodovia, monitorará tudo em tempo real para garantir respostas rápidas e eficazes a qualquer situação.

Essas iniciativas vão melhorar a mobilidade e a segurança dos usuários, além de trazer impactos positivos para a economia e qualidade de vida dos usuários desses trechos em Minas Gerais. “Essa sinergia de um trabalho integrado entre o Governo Federal, setor privado e TCU é uma externalidade positiva do Programa de Concessões”, disse o diretor.

A concessão da BR-040 no trecho que liga Belo Horizonte a Juiz de Fora é apenas o primeiro do ano no estado, outros três serão anunciados em breve. “É apenas o começo de transformações que o estado terá em sua infraestrutura rodoviária. Para esse ano ainda temos outras concessões e projetos em andamento, com editais já publicados, como a BR-381 e a Rota Zebu no Triângulo Mineiro, além da concessão de outro trecho da BR-040, que liga Belo Horizonte a Cristalina”, afirmou Sampaio.

Related Posts

Leave a comment

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.