Scroll Top

GT DE SEGURANÇA REÚNE ESPECIALISTAS EM SEGURANÇA NA PRIMEIRA REUNIÃO DO GRUPO DE 2021

Com o tema “Roubo de Cargas no Brasil”, o encontro contou com a participação de renomados especialistas nacionais sobre o tema, autoridades e empresários.

O assessor de Segurança da CNT, Getúlio Bezerra, falou sobre o trabalho da Confederação na prevenção ao roubo de cargas e o acordo de cooperação técnica com Ministério da Justiça e Segurança Pública que prevê o compartilhamento de dados estatísticos e informações de interesse estratégico para análise de riscos e planejamento de ações para inibir crimes, cursos de capacitação voltados para os profissionais que atuam direta e indiretamente no setor de transporte de cargas e de passageiros e campanhas de esclarecimento para promover o debate e a propositura de soluções inovadoras para o enfrentamento de roubo de cargas e da criminalidade violenta. “Esse trabalho vai nivelar o conhecimento sobre roubos de cargas e integrar os diversos setores interessados”, afirmou Getúlio.

Panorama dos roubos no país

Em seguida, o cenário dos roubos de cargas no Brasil e os projetos políticos de combate ao crime foram apresentados pelo assessor de Segurança da NTC&Logística, Coronel Paulo Roberto de Souza.

Segundo Souza, em 2020, foram cerca de 14 mil roubos, uma redução anual entre 22% e 23 %. Os estados de São Paulo e Rio de Janeiro concentraram a maior parte dos roubos: SP – 5.918 e RJ – 4.986, aproximadamente 78% do total. O prejuízo total com roubos de cargas registrado foi de R$ 1, 39 bilhão. As causas apontadas para a redução dos roubos foi a melhor resposta dos órgãos policiais e investimentos e melhoria nos processos de gerenciamento de riscos.

Na sequência, ele apresentou as demandas do TRC para o combate aos delitos de carga como a aplicação da Lei nº 9.613/98 na receptação de cargas.

“Foi a primeira reunião do ano, após uma parada de quase um ano sem encontros do GT. Foi muito positivo para o setor, os sindicatos e autoridades. A apresentação do Dr. Getúlio, mostrou que o projeto de cooperação da CNT e do Ministério da Justiça é um marco e um ganho para o setor. Já o Coronel Souza fez uma apresentação muito rica em informação. Pelo que ele apresentou, deu para termos uma dimensão melhor do que foi o roubo de cargas no ano de 2020. Tivemos boas perguntas, boa participação e pessoas de todo o país, praticamente”, comemorou o assessor de Segurança Logística do Setcemg e da Fetcemg e coordenador do grupo, Ivanildo Santos.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.