Scroll Top

História do transporte será contada em museu virtual

A Fundação Memória do Transporte (FuMTran),  instituída em 1996 pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) com a missão de preservar a memória e a cultura do transporte brasileiro em todos os seus modais, inicia uma nova etapa com a criação do portal “Memória do Transporte Brasileiro”, um museu virtual.

Com recursos da Lei Rouanet, o projeto já está em fase de execução para começar a ser veiculado ainda em 2020. A curadoria ficou a cargo do museólogo Fábio Magalhães, em apoio à equipe da FuMTran, que com vasta experiência tem exercido a missão de reunir e digitalizar cerca de 20 mil itens que deverão compor o acervo inicial para consulta pública, via internet. Fotos, vídeos, áudios, entrevistas e documentos serão disponibilizados em contextos que ajudem os visitantes a compreenderem melhor o quanto a mobilidade de bens e pessoas é essencial para a evolução de um povo e para competitividade da sua economia.

Para o presidente da FuMTran, Geraldo Vianna, que atua na área desde a década de 1970 como advogado, empresário e dirigente de diversas entidades do setor, “esta iniciativa permitirá compreender melhor a evolução dos meios de transporte em nosso país e, por consequência, como e quanto eles contribuíram para induzir, direcionar ou limitar o próprio desenvolvimento econômico e social do Brasil”.

Segundo Magalhães, a intenção é que o portal seja uma referência histórica e cultural para o setor de transportes e para a sociedade em geral. “O Museu Virtual será um portal dinâmico, aprazível, ético e participativo”, destaca.  “Será criada uma linha do tempo que abrangerá as várias épocas da história dos transportes e a inter-relação com os diversos modais. Porém, é necessário haver uma abordagem contemporânea. O passado nos interessa para ajudar a compreender o presente e projetar o futuro”, finaliza.

Acesse o site da Fumtran (https://fumtran.org.br/) e saiba mais sobre a fundação e o futuro museu.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.