Scroll Top

Novembro Azul: Seja um herói da sua saúde!

Novembro é o mês de conscientização para a saúde do homem, sobretudo, na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Assim, o Setcemg entra mais uma vez na campanha da Fetcemg, em apoio à Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) na conscientização e debates sobre o tema.

Seja um herói da sua saúde!

Você já sabe os fatores de risco e a importância de manter hábitos saudáveis. Agora, é importante saber como evitar o câncer e várias doenças. É hora de saber quais os sinais e sintomas do câncer de próstata. Se descoberto no início, este tipo de câncer também tem alto índice de cura.

Sinais e sintomas

Normalmente, quando está no estágio inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Daí a importância de manter os exames em dia. Quando em estágio avançado, pode causar alguns sintomas, como:

  • Micção frequente;
  • Fluxo urinário fraco ou interrompido;
  • Vontade de urinar frequentemente à noite (nictúria);
  • Sangue na urina ou no sêmen;
  • Disfunção erétil;
  • Dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos se a doença se disseminou;
  • Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.
Quando os homens devem procurar o médico?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, a recomendação é de que homens, a partir de 50 anos de idade, devem procurar um profissional especializado para avaliação, pelo menos uma vez ao ano.

Porém, homens da raça negra ou com parente de primeiro grau com câncer de próstata, que são mais propensos a desenvolver a doença, devem começar aos 45 anos. Após os 75 anos, poderá ser realizado apenas para aqueles com expectativa de vida acima de 10 anos.

O Hoje, são seis os tipos de exames que podem ser realizados para a detecção do câncer de próstata:

1º) PSA – A partir do exame de sangue, é medido índice do hormônio PSA. Se o valor der alterado, pode indicar problemas como inflamação da próstata ou câncer, por exemplo.

2º) Toque retal – Através do exame de toque retal, o médico pode avaliar o tamanho da próstata, que pode ficar maior e mais dura quando ocorre alguma inflamação. Este exame é muito rápido, demorando cerca de 1 minuto e causa apenas um leve desconforto.

 3º) Ultrassonografia ou Ecografia – Este exame serve para avaliar o tamanho desta glândula e identificar alterações na sua estrutura.

 4º) Medição do jato de urina – A fluxometria é um exame feito pelo médico para avaliar a força do jato e a quantidade de urina em cada micção, pois quando ocorrem alterações na próstata o jato fica mais lento e fraco.

 5º) Exame de urina de laboratório – o exame de urina pode ser pedido pelo médico urologista para avaliar a presença de sangue ou de micro-organismo que podem estar presentes em casos de infecção urinária, por exemplo.

 6º) Biópsia – é realizada para confirmar diagnósticos de alterações na próstata, como câncer ou tumores benignos, sendo necessário retirar um pedacinho deste órgão para enviar para análise no laboratório.

Não perca tempo e procure um especialista!

Converse com o seu urologista e mantenha os exames em dia.

Fonte: Agência Brasília e Sociedade Brasileira de Urologia

Posts relacionados

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.