Scroll Top

Novembro é o mês de cuidar da saúde do homem

O Novembro Azul é um movimento mundial de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Este é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros, de acordo com Instituto Nacional de Câncer (Inca). E, mesmo com a evolução do tratamento e chance de cura alta quando há um diagnóstico precoce (90% de chances), o exame preventivo ainda é um grande tabu entre os homens.

O exame digital da próstata (toque retal) e a dosagem sanguínea do PSA (Antígeno Prostático Específico) são os procedimentos básicos e complementares para identificar se há alteração na próstata. Os exames devem ser realizados uma vez por ano ou se houver algum sintoma como dificuldade para urinar, demora em começar e terminar de urinar, sangue na urina ou aumento na quantidade de vezes que se vai ao banheiro, por exemplo.

Todo homem com idade de 45 anos ou mais deve fazer anualmente uma consulta com um urologista e andar sempre em dia com a saúde.

Conheça os exames preventivos:

Toque prostático: o médico avalia tamanho, forma e textura da próstata, introduzindo o dedo, protegido por uma luva lubrificada, no reto. Esse exame permite palpar as partes posterior e lateral da próstata e detectar algum nódulo.

PSA: exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata – antígeno prostático específico (PSA). Níveis altos dessa proteína podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata.

Biópsia: para confirmar a doença é preciso fazer biópsia. Nesse exame são retirados pedaços muito pequenos da próstata, para serem analisados em laboratório. Ela é indicada caso seja encontrada alguma alteração no exame de PSA ou no toque retal.

E A SUA EMPRESA, VAI FAZER ALGUMA AÇÃO NO NOVEMBRO AZUL?

Compartilhe sua ação com o Setcemg pelo e-mail divulgacao@setcemg.org.br.

No final do mês, divulgaremos no nosso site e redes sociais as ações das transportadoras associadas.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.