Scroll Top

Novembro Azul: seja um herói da sua saúde!

Novembro é o mês de conscientização sobre os cuidados com a saúde do homem, sobretudo, na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. E o Setcemg entra mais uma vez na campanha da Fetcemg, em apoio à Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) na conscientização e debates sobre o tema.

SEJA UM HERÓI DA SUA SAÚDE!

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, a estimativa é fechar o ano de 2020 com 65.840 casos, o que representa 29,2% de todo os casos de câncer em homens.  A recomendação da SBU é fazer uma investigação anual a partir dos 45 anos para quem tem histórico familiar desse tipo de câncer e a partir dos 50 anos para os que não possuem casos na família. Quando diagnosticado precocemente, as chances de cura são de 90%.

Manter uma vida saudável pode auxiliar na prevenção

Ainda de acordo com o INCA, a alimentação e a nutrição inadequadas são fatores importantes no desenvolvimento do câncer sendo responsáveis por até 20% dos casos nos países em desenvolvimento, como o Brasil, e por aproximadamente 35% das mortes pela doença.

Uma alimentação rica em frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas é importante para manter a saúde em dia. Evitar consumir alimentos ultraprocessados, como aqueles prontos para consumo ou para aquecer, e bebidas açucaradas, é necessário, já que podem prevenir de três a quatro milhões de novos casos de câncer a cada ano, em todo o mundo.  Diminuir o consumo de álcool e não fumar, também são fatores fundamentais para a qualidade de vida e prevenção do câncer.

Aliado à atividade física regular, a adoção de uma alimentação saudável e a manutenção do peso corporal adequado proporcionada que, aproximadamente um em cada três casos, dos tipos de câncer mais comuns, poderiam ser evitados. Ou seja, para cada 100 pessoas com câncer, 33 casos poderiam ser prevenidos.

Recebi o diagnóstico. E agora?

Se mesmo adotando uma vida mais saudável e mantendo os exames em dia, você foi diagnosticado com câncer de próstata, o primeiro passo é manter a calma e iniciar o tratamento o mais rápido possível.

Isso porque, quando descoberto no início, ele tem grandes chances de cura.

O tratamento será escolhido junto com o seu médico e dependerá do estágio da doença (localizado, localmente avançado ou avançado), da idade e das condições clínicas do paciente.

Em estágio inicial, localizada na próstata, incluem-se como opções a vigilância ativa (apenas acompanhar a evolução do quadro), a cirurgia (prostatectomia radical, ou seja, a retirada da próstata) e a radioterapia (externa ou braquiterapia).

Em casos intermediários, cirurgia e radioterapia são as opções que mais visam a cura do paciente.

Nos casos avançados, o tratamento tem intenção paliativa, podendo-se optar por terapia de ablação hormonal e quimioterapia, associadas ou não a procedimentos cirúrgicos para aliviar o fluxo urinário e medicações para proteção óssea.

 

Com informações do portal Lado a Lado pela Vida e Blog do Austa

Fique atento aos sintomas e se cuide!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.