Scroll Top

Novembro Azul: seja um herói da sua saúde!

Chegamos em novembro e mais uma vez a Fetcemg levanta a discussão sobre a importância do cuidado com a saúde do homem. E o Setcemg é um parceiro nesta campanha.

Novembro é o mês de conscientização  sobre os cuidados com a saúde do homem, sobretudo, na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. E o Setcemg entra mais uma vez na campanha da Fetcemg, em apoio à Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) na conscientização e debates sobre o tema.

Seja um herói da sua saúde!

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, a estimativa é fechar o ano de 2020 com 65.840 casos, o que representa 29,2% de todo os casos de câncer em homens.  A recomendação da SBU é fazer uma investigação anual a partir dos 45 anos para quem tem histórico familiar desse tipo de câncer e a partir dos 50 anos para os que não possuem casos na família. Quando diagnosticado precocemente, as chances de cura são de 90%.

CONHEÇA ALGUNS FATORES DE RISCO:
  • histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
  • raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
  • obesidade.

O que fazer para tentar evitar o problema?

Sabemos que a genética tem papel determinante no desenvolvimento da doença. Mas, manter hábitos saudáveis é importante para evitar o câncer e várias doenças.

Prática regular de atividade física, redução do consumo de bebida alcoólica, cessação do tabagismo, alimentação equilibrada e baseada em frutas e verduras (distanciando-se do consumo de itens gordurosos, enlatados e ultraprocessados), bem como evitar a exposição solar excessiva (sobretudo sem a devida proteção), podem contribuir com a prevenção da doença.

Não perca tempo e procure um especialista!

Converse com o seu urologista sobre o exame de toque retal e o PSA. Mantenha os exames em dia.

 

Fonte: Portal Sua Saúde e Sociedade Brasileira de Urologia

Posts relacionados

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.