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Gladstone Lobato encerra sua gestão com balanço positivo para a entidade e o setor

Gladstone Lobato, presidente do Setcemg
“O trabalho do Sindicato é muito valioso e os transportadores têm que conhecer e valorizar”

 

Diretor da Transportadora Avante (TransAvante), Gladstone Viana Diniz Lobato finaliza, em 30 junho, seu segundo mandato na presidência do SETCEMG. Ele presidiu a entidade de julho de 2017 a junho de 2023.

Associado desde 1974, quando sua empresa foi criada, e empreendedor em outras áreas de negócios, Gladstone trouxe vasta experiência no associativismo, o que fortaleceu ainda mais o SETCEMG, e teve uma gestão marcada por forte crescimento nas áreas de serviços aos associados e de relevância institucional, mas também por muitos desafios. Confira a entrevista em que ele lembra alguns desses desafios e também de algumas das conquistas para o setor.

Como você avalia esses seis anos como presidente do SETCEMG?

Eu já participei de outras entidades empresariais, mas apenas integrando as diretorias. No SETCEMG, participo ativamente desde 2012 e, em 2017, fui convidado pelo Sérgio Pedrosa para me candidatar à presidência. Foi a primeira vez que encarei esse desafio e fui muito feliz. Aprendi muito com essa experiência, que me ajudou a pensar diferente e analisar um mesmo cenário de formas diferentes. Vejo que conseguimos criar um bom ambiente de trabalho para as transportadoras.

A infraestrutura, sobretudo a duplicação da BR-381, foi uma das suas prioridades. Qual a sua avaliação dos avanços que tivemos?

Se tudo o que temos de notícias nesses últimos tempos (no dia 7 de junho, o TCU aprovou, por unanimidade, o prosseguimento do processo no trecho de 296km entre Belo Horizonte e Governador Valadares) e se a BR-381 Leste for privatizada, acredito que terei cumprido uma grande missão e que a mobilização que nós temos feito nos últimos anos está surtindo efeito. De modo geral, buscar soluções para a infraestrutura do estado foi uma das minhas principais bandeiras e nos últimos anos tem aumentado nossas expectativas em relação à BR-381, ao tão sonhado Rodoanel – que culminou com concessão para a empresa italiana INC S.p.A -, além das concessões de rodovias no Sul de Minas e no Triângulo Mineiro, vencidos pelo Consórcio Infraestrutura MG no segundo semestre do ano passado. É com orgulho que eu afirmo que o SETCEMG participou ativamente de todo o processo de todas essas concessões rodoviárias. Apresentamos propostas em praticamente todas as audiências públicas realizadas e participamos das reuniões técnicas e de debates que aconteceram em entidades representativas nos últimos anos. Nosso esforço foi reconhecido publicamente pelo secretário da Seinfra à época, Fernando Marcato, durante a audiência de sessão pública do leilão do Rodoanel na B3. Acredito que essas foram as nossas maiores batalhas nos últimos anos e tenho esperança de que, agora, vamos conseguir mudar essa condição que vivemos em Minas Gerais.

Fale um pouco sobre alguns desafios e conquistas:

A greve dos caminhoneiros em 2018 – A grande greve dos caminhoneiros foi muito marcante para o setor. Conseguimos mobilizar o empresariado e nos reunimos com os órgãos regulamentadores para que as rodovias fossem desobstruídas para conseguirmos continuar atendendo o país e, ainda assim, tivemos nossa imagem muito desgastada.

Pandemia – A pandemia foi um grande desafio. O setor, mais uma vez, não parou um minuto sequer e trabalhou como nunca para não deixar a sociedade desabastecida. Conseguimos manter a confiabilidade dos nossos apoiadores. O sindicato perdeu receita nos últimos anos, com o fim do imposto sindical, mas seguimos em frente, com o apoio dos nossos parceiros. Isso só se deu pela confiabilidade que o setor possui junto aos seus fornecedores. Na área jurídica, foram muitas as conquistas. Na Trabalhista, foram trabalhados os temas relacionados à inclusão de cláusulas nos instrumentos coletivos de trabalho com a finalidade de trazer segurança jurídica diante da temporariedade e ampliação do alcance das legislações que permitiram a flexibilidade das normas trabalhistas. Na área Tributária, conseguimos a suspensão dos tributos federais por 90 dias.

Articulação em relação à AET – Iniciamos o ano de 2022 em Minas Gerais com um cenário dramático com chuvas intensas e contínuas. Tivemos mais de 100 trechos com interdições, inclusive, em vias fundamentais como as BRs 040, 262 e 381, enchentes em vários municípios e quedas de barreiras, criando uma situação de caos. Os problemas foram agravados com o cancelamento da emissão de Autorização Especial de Trânsito (AET). A pedido do SETCEMG, o DER-MG publicou resolução normalizando a emissão de AET. Após mais conversas com o órgão, conseguimos que a licença não fosse vinculada entre carro e a carreta, diminuindo a burocracia e os custos para o setor.

Previsibilidade do diesel – a mudança de precificação dos combustíveis impactou bastante o setor nos últimos anos. Criamos o Fique Alerta, que trouxe previsibilidade para as empresas e proporcionou conhecimento das tendências do petróleo para sabermos o quanto deveríamos cobrar pelos nossos serviços. Também trabalhamos, junto com a Federação, para tirar impostos como PIS e COFINS, o que aliviou bastante no bolso dos empresários.

Campanha de Comunicação – Em 2022, fizemos uma grande campanha com duas estratégias básicas: posicionar o SETCEMG como uma entidade referência, usando, para isso, spots de rádio, outdoors e anúncios em veículos de imprensa; e outra diretamente com o nosso público-alvo, por meio do marketing digital. Foi um grande investimento que contribuiu para a imagem do setor e permitiu o crescimento e amadurecimento do nosso departamento de Comunicação.

Encontro de empresários – Debatemos muitos temas interessantes, com especialistas de mercado que trouxeram esclarecimentos atuais e novas visões. Trouxemos, também, todas as montadoras e implementadoras para falarem sobre seus produtos e soluções planejadas para o setor. O sindicato tem que trabalhar para oferecer serviços e informação atual e ágil e acho que estamos no caminho certo.

Ir e Vir Seguro – Em 2022, o SETCEMG buscou a parceria da Polícia Militar Rodoviária de Minas Gerais (PMRv-MG), do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para realizar a campanha “Ir e Vir Seguro”. A iniciativa teve o intuito de antecipar, prevenir e mitigar riscos para os usuários das estradas por meio da visualização de informações sobre interdições totais ou parciais de todas as rodovias de Minas Gerais por meio do mapa interativo. A campanha foi um sucesso. Na primeira fase, foi observada uma redução de 57% nas interdições das estradas em relação ao ano anterior. Para o setor de transporte de carga, de um modo geral, conseguimos obter informações de forma muito mais ágil e tivemos condição de saber qual a situação das estradas de forma antecipada para assim traçar a rota mais adequada, desviando de pontos críticos e evitando atrasos e transtornos. Sem sombra de dúvidas, conseguimos atingir nosso objetivo.

Plano de saúde – Batalhamos pela regulação do plano de saúde em todo o estado. O resultado dessa luta foi de um ganho extraordinário para os empregados e para as empresas.

LGPD – O SETCEMG tornou-se a primeira entidade sindical econômica no país a ser certificada com a LGPD.

Área tributária – No âmbito legislativo federal, os destaques foram a prorrogação da desoneração da folha de salários até dezembro de 2023; a reabertura do PERT, em 2018; a criação da transação individual perante a PGFN e RFB, facilitando o pagamento de débitos federais; a desoneração dos combustíveis; a defesa de simplificação das obrigações acessórias. No âmbito legislativo estadual, os destaques foram a dispensa da impressão do DACTE e DAMFE; a manutenção do crédito de ICMS monofásico do diesel; o reescalonamento do vencimento do IPVA; além do ajuizamento de ações coletivas contra extinção da desoneração; para suspensão dos tributos federais no início da pandemia; e da extinção do crédito de PIS e COFINS sobre o óleo diesel.

Qualificação do setor – Promovemos tanto a qualificação dos trabalhadores, quanto dos gestores das empresas e lideranças. Cursos que, muitas vezes, as empresas pagam caro no mercado. O que o sindicato pode proporcionar para os associados é muito valioso e as pessoas tem que conhecer e valorizar. Por isso, convido que os transportadores saibam o que o sindicato oferece, muitas vezes a custo zero.

COMJOVEM – Digo que, se existisse a COMJOVEM quando eu era jovem, eu seria um empresário totalmente diferente. A comissão proporciona uma troca de experiências e conhecimento única. Os jovens têm que participar e conhecer, para saber o que as entidades podem oferecer para eles.

Relacionamento institucional – Tive a oportunidade de conversar com todas as entidades do setor. Foi uma das grandes oportunidades que o sindicato me deu. Oportunidade que o empresário que participa das entidades tem que aproveitar. Além de fazer grandes amizades, tive a oportunidade de conhecer empresários do setor de transporte do Brasil inteiro e de outros setores também. Pude conhecer outros mercados e sentir o quanto nosso setor é forte.

 

UM GRANDE INCENTIVADOR

Membros da diretoria e consultores do SETCEMG falam sobre os destaques da gestão de Gladstone Lobato. Confira!

“Na área ambiental, destaco o regulamento da Lei de Emergência 22.805, que somente a partir desse regulamento as empresas passaram a elaborar e implementar o Plano de Atendimento a Emergência de Minas Gerais, e que essa norma tem inspirado outros estados da Federação, mostrando tanto o pioneirismo da legislação do estado, capitaneado pela SEMAD, mas, também, a disposição do transportador mineiro em, ao lado dos órgãos ambientais e fiscalizadores, buscar soluções para resolver um problema que tanto aflige a sociedade que é o acidente com transporte de carga de produtos perigosos e, claro, paralisações e demais danos que são gerados por esses acidentes. Já o decreto de 2018 regulamentou o licenciamento ambiental em Minas Gerais e trouxe, junto com a deliberação normativa COPAM 217, uma vitória para o setor na medida em que simplificou para o procedimento de licenciamento ambiental para o setor de transporte de cargas perigosas e a redução vultuosa das multas aplicadas ao setor. Foram vitórias do SETCEMG, ao lado da FETCEMG, liderados por Gladstone e Sérgio Pedrosa nos últimos anos. São pontos muito importantes e a participação das instituições mineiras foi essencial”. Walter Cerqueira, assessor jurídico-ambiental.

“A busca na redução dos impactos nos recolhimentos tributários/fiscais, nas relações trabalhistas e na manutenção de emprego foi uma marca forte na gestão de Gladstone. Sempre pronto e disposto para atender todas as demandas que lhe foram apresentadas. Sua gestão se pautou pela ética, objetividade, franqueza nos posicionamentos e defesa incessante nos interesses da categoria e de melhoria do ambiente de negócios”. Paulo Teodoro do Nascimento, assessor jurídico.

“Gladstone sempre deu apoio à gestão de segurança. Incentivou as ações do GT de Segurança, participou de diversas reuniões e sempre esteve atento aos índices de roubo de carga no estado e, principalmente, a situação das associadas em relação ao roubo de carga. No campo institucional, fez questão de trazer a polícia para perto dos transportadores, postura que o levou a receber um reconhecimento da Guarda Municipal de Contagem. Para encerrar sua gestão com chave de ouro, idealizou a campanha Ir e Vir Seguro, um movimento que é um legado de inestimável valor para todo o setor”. Ivanildo Santos, assessor de Segurança.

“Gladstone sempre esteve presente e nos ajudando a tomar as decisões mais difíceis. Em sua atuação, destaco sua participação fundamental durante as negociações coletivas. O alinhamento e entrosamento dele, além da idealização de iniciativas de sucesso como o Ir e Vir Seguro e a atuação em prol da duplicação da BR-381, fizeram com que o SETCEMG se projetasse, ainda mais, em nível nacional”. Sérgio Pedrosa, presidente da FETCEMG.

“Tivemos uma gestão altamente profissionalizada e o Gladstone foi extremamente atuante, integrado e participativo com todos os agentes que atuam no Transporte Rodoviário de Cargas. Aprendemos com uma excelente convivência e não teve tema que ele tenha se omitido. Gladstone se dedicou, participou de praticamente todos os encontros nacionais e regionais ao longo dos últimos anos. Foi uma convivência saudável e íntegra da qual sentiremos falta”. Ulisses Martins Cruz, diretor do SETCEMG.

 “Convivo com o Gladstone há muitos anos. Um homem simples, seguro, que delega com sutileza e tranquilidade e sabe identificar o melhor de cada membro da diretoria para o sindicato. Sua grande experiência no setor e no associativismo fazem com que ele distribua conhecimento por onde passa. Sempre aprendemos ao seu lado. Com a campanha Ir e Vir Seguro, por exemplo, ele apostou alto e acertou, pois, foi verificado um resultado muito bom da iniciativa, reduzindo acidentes e mortes e beneficiando não apenas o setor, mas toda a sociedade”. Adalcir Lopes, diretor do SETCEMG.

 “Gladstone encerra seu segundo mandato deixando um legado de uma liderança que pensa grande e, ao mesmo tempo, ligado às demandas estratégicas do setor. Sempre acompanhou muito de perto as políticas públicas em relação à infraestrutura – sobretudo do Rodoanel e Br-381, e vem acompanhando de perto o plano estratégico ferroviário de Minas Gerais. Ele é um líder muito ligado às questões fundamentais do nosso segmento. Procura conversar permanentemente com empresários para fazer ausculta das demandas e marcou definitivamente o SETCEMG como entidade representativa não só das questões institucionais, mas das questões operacionais do setor. O setor precisa dele sempre por perto trazendo suas ideias no “pensar grande” que ele tem”. Luciano Medrado, consultor sênior do SETCEMG

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