COMISSÃO DE ASSUNTOS TRABALHISTAS DEBATE HOME OFFICE PARA GESTANTES, MENOR APRENDIZ E OUTROS TEMAS

FETCEMG é membro da Comissão de Assuntos Trabalhistas (CAT), da Confederação Nacional do Transporte (CNT). A Federação e seus Sindicatos filiados, inclusive o Setcemg, são representados na comissão pelo assessor jurídico especialista em Direito do Trabalho, Jeferson Oliveira.

A última reunião da CAT foi realizada no dia 25 de maio. Confira os principais temas debatidos:

Menor aprendiz: necessidade de alteração na legislação para excluir os motoristas da base de cálculo e/ou reduzir o número exigido de contratação mediante redução da base territorial ou número de empresas/estabelecimentos; alterar o Cadastro Brasileiro de Ocupações (CBO) para excluir o motorista da base de cálculo; o Sest Senat adaptou sua estrutura de cursos que permite a contratação de menor aprendiz sem a exigência de aguardar o ciclo de estudos e aulas on-line; a CNT já tem um estudo realizado pela CAT que está sendo trabalhado perante os Poderes Legislativo e Executivo.

Encaminhamento das gestantes para o trabalho em home office (Lei nº 14.151/2021): legalidade da lei; medidas que podem ser adotadas quando houver impossibilidade do trabalho em home office (férias e suspensão do contrato (MP 1.045/2021) com valor complementar da ajuda compensatória até o valor do remuneração); alteração legislativa para afastar o custo dos salários a cargo do empregador quando ocorrer impossibilidade do trabalho em home office pela gestante; encaminhar ao Poder Executivo sugestão de texto pelas Confederações para alterar a legislação e excluir o custo dos salários pelas empresas.

Decisões do STF: acompanhar os julgamentos pelo STF de questões relacionadas à validade das convenções coletivas de trabalho e sobre a constitucionalidade dos art. 223-A e 223-G, §§1º e 2º da CLT, inseridos pela Reforma Trabalhistas, que limitam a indenização do dano extrapatrimonial em 50 vezes o salário mínimo.

MPs 1.045 e 1.046: acompanhar no Congresso Nacional a conversão das medidas trabalhista previstas nas MPs 1.045 e 1.046 para enfretamento da crise provocada pela Covid-19.

Quaisquer dúvidas, nosso departamento jurídico está à disposição para esclarecimentos.

A próxima reunião da CAT está marcada para o dia 21 de julho.

Sobre a CAT

A comissão foi criada pela CNT em 2016, e reúne representantes das entidades filiadas e vinculadas à Confederação. O grupo discute políticas e diretrizes de temas trabalhistas relevantes para o setor transportador. Atualmente é presidida por Felipe Busnardo Gulin.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.