Scroll Top

Já visitou o seu médico?

O câncer de mama é uma doença que acomete em sua maioria mulheres que têm como melhor remédio a prevenção, seja com exames clínicos ou com o autoexame. Então, conhecer bem o seu corpo é fundamental, até para identificar algum sintoma no início da doença, quando há mais chance de cura.

Em 2019, ocorreram 1.698 óbitos de mulheres em Minas Gerais por neoplasia da mama, sendo a primeira causa de morte por câncer no sexo feminino. Para cada ano do triênio 2020-2022, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima a ocorrência de 8.250 casos novos de câncer da mama feminina*.

Se perceber qualquer protuberância ou inchaço, pele ondulada ou enrugada e retração do mamilo, procure um médico imediatamente.

E não se esqueça: mesmo que você não tenha nenhum caso de câncer de mama na família, consulte seu médico regularmente e faça a mamografia pelo menos uma vez ao ano a partir dos 40 anos.

ULTRASSOM DA MAMA E MAMOGRAFIA

O ultrassom das mamas e axilas, em conjunto com a mamografia, são instrumentos essenciais para verificar alguma alteração da mama, mesmo que elas ainda sejam imperceptíveis ao toque. Por isso é tão importante fazer um check -up anual ou de acordo com o pedido do seu médico de confiança.

A mamografia é um exame radiológico para avaliação das mamas, que permite identificar lesões benignas e cânceres, que geralmente se apresentam como nódulos, ou calcificações. Ele é usado em especial para a detecção precoce do câncer de mama. Ela é indicada para mulheres à partir dos 40 anos, de dos 35 para aquelas que tiveram parentes próximos com a doença.

Já o ultrassom é um exame de imagem realizado por um transdutor, ou seja, um aparelho que o médico desliza sobre a pele do paciente, em sua grande maioria, utilizado com um gel.Com ele é possível que o médico visualize uma área da mama de cada vez e identificar se existe a lesão e se ela é cística (possui água) ou sólida (é composta por um conjunto de células). Nas lesões sólidas é necessário observar as margens, se são lisas ou se tem irregularidades de contorno como se fossem raízes de uma planta querendo avançar no tecido adjacente.

Os exames não evitam o aparecimento do tumor, mas ajuda a identificar a doença no estágio inicial. Sendo assim, o mais importante mesmo é fazer manter a saúde em dia, fazer o autoexame e visitar regularmente o seu médico, pois caso haja uma lesão/nódulo descoberto logo no início, o tratamento tende a ser menos agressivo e com maior chance de cura.

*Imagem: Portal Viva mais viva melhor

FAÇA O AUTOEXAME

O Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (INCA) orientam a mulher a apalpar as mamas sempre que se sentir confortável, a qualquer tempo, sem nenhuma recomendação técnica específica ou periódica. Os dados oficiais mostram que é mais comum mulheres identificarem caroços no seio casualmente (no banho ou na troca de roupa) do que no autoexame mensal.

A melhor época do mês para que a mulher que ainda menstrua avalie as próprias mamas para procurar alterações são alguns dias após a menstruação, quando as mamas estão menos inchadas. Para as mulheres que já passaram a menopausa, o autoexame pode ser feito em qualquer época do mês.

Mesmo não substituindo o exame clínico das mamas, o autoexame ainda é uma importante ferramenta para a identificação de anormalidades nos seios. Inclusive, essa é a principal via de reconhecimento de homens que são acometidos pelo câncer de mama, sabia?

*Imagem: Portal cpaps.com.br

HOMENS PODEM TER CÂNCER DE MAMA

Muito mais raro que no sexo feminino, os homens também podem desenvolver o câncer de mama. Fique atento a qualquer alteração no seu corpo e procure um médico se perceber qualquer alteração.

Cuide-se!

*Dados no portal as Secretaria de Estado De Saúde

 

Com informações do portal Oncoguia e portal Mega Imagem

Posts relacionados

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.