Scroll Top

Recebi o diagnóstico positivo. E agora?

fazendo

O câncer de mama é uma doença que acomete em sua maioria mulheres que te em como melhor remédio a prevenção. Seja com exames clínicos ou com o autoexame, cuidados com a saúde e se conhecendo bem.

Mas, mesmo com todos cuidados, algumas mulheres ainda podem desenvolver a doença. Isso porque fatores genéticos podem influenciar e muito o desenvolvimento da doença.

Tive o diagnóstico positivo. E agora?

Você seguiu todos os cuidados e ainda sim recebeu o diagnóstico positivo para o câncer de mama. O primeiro passo é colocar a cabeça no lugar e iniciar o tratamento. Quanto antes você começar, maiores as chances de remissão da doença e proporcionar qualidade de vida para pacientes com a doença metastática ou mesmo a cura, para casos descobertos no início.

Neste momento, junto com o seu médico, será definido o melhor tratamento para o câncer de mama.

Mas você conhece quais os tratamentos disponíveis para auxiliar no combate ao câncer de mama?

Os tratamentos podem ser divididos em dois tipos: a terapia local e a terapia sistêmica. Saiba como cada uma funciona.

TERAPIA LOCAL

Neste tratamento, como o próprio nome já diz, o tratamento é feito no tumor, localmente, sem afetar o organismo. Conheça quais são eles:

  • Cirurgia: é utilizada nos estágios mais iniciais do câncer de mama. Quando possível, a cirurgia pode ser uma opção bem efetiva, removendo o tumor por completo.
  • Radioterapia: Essa é uma opção quando o tumor não pode ser removido completamente através da cirurgia ou quando não há necessidade de remover parte da mama, oferecendo segurança de que o tumor não volte a crescer.
TERAPIA SISTÊMICA

A terapia sistêmica é indicada quando há a necessidade de usar medicamentos via oral ou administrados diretamente na corrente sanguínea, para afetar as células cancerígenas em qualquer lugar no organismo.

  • Quimioterapia: esse tratamento é realizado via oral ou com medicamentos intravenosos e tem como objetivo diminuir e inibir o crescimento das células contaminadas.
  • Terapia Hormonal: consiste inibição dos hormônios que fazem as células cancerígenas crescerem, diminuindo o seu efeito sobre o órgão.
  • Terapia-alvo: Neste tratamento, são utilizados medicamentos mais recentes e que buscam afetar a divisão celular ou as proteínas presentes nas células do tumor.

E não se esqueça: mesmo que você não tenha nenhum caso de câncer de mama na família, consulte seu médico regularmente e faça a mamografia pelo menos uma vez ao ano a partir dos 40 anos.

Cuide-se!

Fonte: Com informações do portal Centro Clínico Mãe de Deus

Posts relacionados

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.