Scroll Top

Você sabia que os homens também podem desenvolver o câncer de mama?

Apenas 1% dos homens desenvolve câncer de mama, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), e por isso é pouco falado. Mas, mesmo que em número menor, a doença geralmente é descoberta em estágio mais avançado, o que diminui as chances de cura.

Como a maioria dos homens não realiza os exames preventivos, como a mamografia e o autoexame, isso dificulta o diagnóstico. Sendo assim, na maioria dos casos, o homem já descobre a doença em estágio avançado.

Como já contamos na última edição do Boletim Eletrônico, o câncer de mama, quando descoberto no início, tem 95% de chances de cura. Daí a importância da realização da mamografia e também o exame de toque, além de manter uma vida saudável.

Para os homens, os mesmos cuidados são necessários.

O DIAGNÓSTICO

O diagnóstico do câncer de mama masculino é feito da mesma maneira que o feminino: com mamografia, ultrassom, toque e biópsia. O que se diferença é que, como os homens tem menos tecido mamário, o nódulo geralmente é mais facilmente palpável e mais próximo do mamilo.

Além disso, é preciso ficar atento aos sintomas. Entre os principais estão a saída de secreção, vermelhidão, surgimento de caroço e retração da pele do mamilo e ao redor dele.

COMO PREVENIR

Recomenda-se que, no banho, a cada 15 dias, você deve fazer movimentos circulares com os dedos na região mamária e, detectado um caroço, buscar o médico.

Hábitos de vida saudáveis, como manter o controle do peso corporal e evitar o consumo de bebidas alcoólicas, são indicados para diminuir os fatores de risco.

FATORES DE RISCO

Os principais fatores de risco para os homens é estar acima do peso e consumir bebidas alcoólicas. Outro ponto importante é a idade, pois o envelhecimento contribui para o surgimento do câncer de mama. Tratamentos com estrogênio, radioterapia no tórax, doenças hepáticas e condições testiculares também aumentam o risco de desenvolver a doença.

O fator genético também tem grande relevância, já que um em cada cinco homens que tiveram câncer de mama têm parentes próximos, homens ou mulheres, que também sofreram com a doença.

Existe ainda a Síndrome de Kleinefelter, uma síndrome congênita que pode acometer os homens, que aumenta o risco de 20 a 60 vezes.

TRATAMENTO

Assim como as mulheres, quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de cura. O tratamento para o câncer de mama não difere entre homens e mulheres e consiste em realização de mastectomia (cirurgia de retirada da mama), quimioterapia, radioterapia e hormonioterapia.

Mas é importante que, mesmo após o tratamento, o paciente continue realizando visitas regulares ao mastologista para a realização de exames clínicos e laboratoriais.

É importante ressaltar que nem todo aparecimento de caroço nas mamas significa câncer de mama. Mas é um sinal de alerta. Procure o seu médico e realize o autoexame.

Mantenha a sua saúde em dia!

Outubro rosa: um toque de prevenção faz o trajeto mais seguro.

 

Com informações do Inca e Portal Onco Guia

Posts relacionados

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.