Scroll Top

SEST SENAT FORMA TURMA-PILOTO DO MOTORISTA SÉRIE A EM MINAS GERAIS

motorista serie a

No sábado, dia 22 de julho, o SEST SENAT realizou a cerimônia de formatura da 1ª turma piloto do projeto “Motorista Série A”, na unidade operacional de Contagem-MG. Motoristas participantes, gestores das empresas e familiares reuniram-se para uma celebração e premiação pelo desempenho dos profissionais ao longo do projeto.

O “Motorista Série A” foi criado com a finalidade de reconhecer e valorizar os motoristas profissionais do Brasil a partir de um projeto encaminhado pelo presidente honorário do SETCEMG, Gladstone Lobato, e pelo presidente da FETCEMG, Sérgio Pedrosa, à direção do SEST SENAT em Brasília (DF).

O objetivo era desenvolver e disponibilizar ao mercado um programa integrado para motoristas profissionais que atendesse às expectativas de transportadores e embarcadores, derivada da conscientização dos cuidados e necessidades para segurança e produtividade.

A partir desse programa e da certificação, o motorista obtém um reconhecimento do mercado como padrão de comportamento de excelência em segurança, redução de riscos e produtividade no transporte, contribuindo para a ressignificação da imagem do motorista profissional como um profissional de relevância e valor agregado para economia e segurança social.

Após muitas conversas, a diretora-executiva do SEST SENAT, Nicole Goulart, apresentou o projeto formatado e convidou as empresas TransAvante e Transpedrosa para formarem a turma-piloto do projeto que pretende ser realizado em escala nacional e para as mais diversas operações.

 

Mapeamento de competências e medição de indicadores

A partir da definição do escopo, as empresas escolheram seus motoristas classificados como “Motorista Classe A” por meio de um mapeamento de competências e entrevistas com gestores, clientes, assessores de SSMA e até mesmo representantes de suas famílias. “A família dos motoristas foi envolvida, pois a saúde fisiológica e psicológica do trabalhador seria relevante nesse processo de desenvolvimento profissional”, destaca Gladstone Lobato.

Foram trabalhados e mensurados em diversos eventos de desenvolvimento aspectos como postura, comunicação interpessoal e conhecimento do negócio. “O programa foi um sucesso. Escolhemos a dedo nossos melhores motoristas e tivemos como resultado a integração total dos motoristas, que puderam aprender e também dar sua contribuição. Vimos que foi um upgrade na carreira e agora o programa poderá ser multiplicado dentro das empresas e também para o setor de cargas e de passageiros”, afirma Gladstone Lobato.

“Fico lisonjeado de ter participado e contribuído para essa iniciativa. É preciso que todo o setor veja o seu motorista como um colaborador diferenciado, o cartão-de visitas da sua empresa e que tem grandes poderes em suas mãos. A responsabilidade desses profissionais é grande e merece ser reconhecida. Espero que o projeto cresça e ganhe o mercado”, finaliza.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.