Scroll Top

MEIO AMBIENTE, ESG E A SOCIEDADE PÓS-DIGITAL

Walter-Cerqueira

Em 1972, na Assembleia Geral das Nações Unidas, foi criado e escolhido o dia 05 de junho para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Mesmo hoje, quase 50 anos depois, a conferência mantém sua importância devido à criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e à aprovação da Declaração da ONU sobre o Meio Ambiente.

Em 2021, a partir do tema “Reimagine. Recrie. Restaure”, a ONU propôs reflexões sobre a revitalização e proteção dos ecossistemas naturais.
A urgente reflexão sobre sustentabilidade e revitalização ambiental apresenta cenários cada vez mais complexos.

Olhando por cima do muro e pensando nos próximos anos da década recém-inaugurada, é primordial alinhar os negócios aos princípios do ESG e demonstrar quais práticas de gestão foram adotadas para sustentar, no longo prazo, a redução dos impactos ambientais, especialmente em questões relacionadas ao aquecimento global, à emissão de carbono, à eficiência energética, à gestão de resíduos sólidos e ao uso racional dos recursos naturais, dentre outros.

Voltando à SIGLA do ESG, além da letra E (environment ou meio ambiente), temos, com a letra S, a inclusão da dimensão social que se inicia com o relacionamento justo do negócio com seus fornecedores e estende-se a outros temas como inclusão, diversidade, privacidade, proteção de dados, relações de trabalho e relações com as comunidades onde atuamos.

Por sua vez, a letra G vem de governança, que se traduz como conjunto de práticas de gestão corporativa que fortalecerão as empresas no enfrentamento dos desafios apresentados pela Sociedade 5.0, tais como: diversidade nos conselhos e boards (diretorias), ética e transparência, canais de denúncia de desvios, para citar alguns exemplos apenas.

Por tudo isso, nunca foi tão importante pensar nossos negócios para torná-los cada vez mais eficientes, sus- tentáveis, diversos: antifrágeis.

O conceito de Sociedade 5.0 traz consigo importante passo evolutivo focado no uso das novas e disruptivas tecnologias – Big Data, Inteligência Artificial, Internet das Coisas, para criação de soluções para as necessidades humanas (e não empresariais).

Assim, ganharão cada vez mais relevância valores como sustentabilidade, qualidade de vida e inclusão social. O mercado de trabalho começa a entender a transformação da digitalização, do anywhere office, da diversidade intergeracional e da super comunicação.

Cada vez mais, as equipes de trabalho deverão demonstrar suas Real Skills. Para inspirar e influenciar clientes, consumidores e colaboradores é necessário alinhar o discurso à prática para manutenção de nossa credibilidade pessoal, profissional e empresarial.

Logo, pensar em como precisamos nos posicionar proativamente é a grande chave para causar impactos positivos nas pessoas que estão ao nosso redor.

Por fim, é importante lembrar que devemos trabalhar com vistas à chamada inovação para o passado – voltando nossos olhos para a melhoria dos processos já existentes e, principalmente, à inovação para o futuro – verdadeiramente disruptiva, investindo recursos no desenvolvimento de produtos e serviços que tenham no DNA o respeito ao meio ambiente, às comunidades onde atuamos e à sociedade em geral.

Pensar na nova era pós-digital é pensar em nosso propósito e em nosso legado. É saber que somos responsáveis pela qualidade de vida de nossa geração e de todas aquelas que sobrevirão.

WALTER CERQUEIRA – Assessor juridicoambiental do Setcemg e da Fetcemg

Posts relacionados

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.