Scroll Top

Estamos, de fato, enfrentando a Covid-19?

O primeiro trimestre de 2020 foi marcado por avassaladoras notícias sobre o coronavirus e a expansão da Covid-19 no Brasil e no mundo. De repente, o inimigo “invisível” alterou a economia, colocou em risco nossa saúde e impactou de uma forma não imaginada até mesmo nossas relações familiares.

Logo, escrevemos o presente texto diante de um momento de total incerteza. Aqui, nossa tarefa é aconselhar e acompanhar os transportadores de cargas rumo ao atendimento às normas e às melhores práticas de gestão ambiental tem sido ainda mais desafiadora.

 

Primeira onda de enfrentamento – obrigações legais 

A primeira onda de enfretamento da crise passa por entender quais obrigações legais foram suspensas. Por exemplo, a apresentação do Relatório Anual de Atividades do ano de 2019, cujo prazo final foi adiado para o dia de 29 de junho de 2020 por força da Instrução Normativa IBAMA nº 12/20.

No âmbito estadual, SEMAD/IEF/IGAM, em atendimento ao Decreto nº 47.890/20, suspenderam prazos administrativos referentes aos atos processuais praticados no licenciamento ambiental, autorização de intervenção ambiental e outorga de direito de uso de recursos hídricos, tais como:

  1. pendências documentais para formalização no Sistema de Licenciamento Ambiental (SLA);
  2. apresentação de informações complementares;
  3. cumprimento de condicionantes;
  4. contagem de prazos para a formalização de processo de renovação de licença de instalação ou operação; contagem de todos os prazos para cumprimento de obrigações;
  5. prazos estabelecidos nos Termos de Ajustamento de Condutas (TAC) que foram celebrados pelos órgãos do Sisema.

Porém, certas obrigações e sistemas seguem em pleno funcionamento, com destaque para todas as obrigações relativas ao Atendimento e à Comunicação da Emergência Ambiental, alimentação do Sistema Estadual de Manifesto de Transporte de Resíduos e ao Pagamento da Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA).

 

Suspensão não é desobrigação

Por mais óbvio que possa ser para alguns, é importante lembrar que a suspensão de certos prazos (adotada na primeira onda de ações de enfretamento da crise) não equivale a uma liberação para empreendimentos e transportadores operarem à revelia das normas ambientais, abrindo mão dos controles necessários à boa gestão ambiental e à prevenção do dano ambiental. Tal conduta, nem mesmo uma situação como o estado de emergência, fruto da Covid-19, poderia autorizar.

 

Segunda onda – refletir e ser mais responsável com o meio ambiente

Porém, esgotadas ou melhor entendidas as ações da primeira onda, impõe-se pensar em como aumentar o grau de antifragilidade “empresário-ambiental” de nossas empresas. Na segunda onda de ações –  e aqui não há nenhum espaço para receitas pré-fabricadas – estarão as ações voltadas para a sustentabilidade e reavaliação dos modelos de negócios.

O enfretamento de uma crise como esta obriga-nos a refletir – em níveis ainda não experimentados – sobre adoção do teletrabalho e do home office, a otimização e digitalização dos processos empresariais para muito além de simples rotinas administrativas, a reorganização dos modelos de deslocamento de pessoas, a redefinição dos espaços de convívio nos escritórios e até nossas relações familiares.

 

Que tal crescer com a crise?

É certo: deveremos nos preparar para adotar ações que compõem a segunda onda. Serão exigidas habilidades para muito além da tão batida resiliência. Deveremos, sim, nos beneficiar e renascer do caos que nos foi imposto.

Shakespeare produziu peças como Rei Lear e Hamlet durante períodos de isolamento social adotado para enfretamento da Peste Negra. E nós? Por quais legados queremos ser lembrados?

 

Walter Cerqueira – assessor juridicoambiental do Setcemg e da Fetcemg

Posts relacionados

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.