Scroll Top

Cuidado nas estradas. Evite queimadas!

Estamos no inverno, estação que tem como características principais a falta de chuvas e o aumento na movimentação do vento, o que culmina em tempo seco e, por consequência, uma vegetação também seca. Com isso, um pequeno foco de incêndio pode gerar grandes queimadas, e pode causar diversos danos ao ecossistema e às pessoas.

E você, motorista profissional, que está sempre na estrada, faça sua parte. Não jogue lixo ou guimbas de cigarro pela janela. Às vezes, uma ponta de cigarro na beira da estrada é suficiente para causar um grande incêndio.

Além disso, não solte balões. Além de ser crime previsto no Art. 42 da Lei de Crimes Ambientais, ele pode cair em uma região de vegetação seca e iniciar uma queimada e colocar em risco a vida de centenas de pessoas se caírem em áreas urbanas.

Não faça fogueiras próximas a vegetação.  Evite queimar móveis ou lixo. Além de poluir o meio ambiente e sujar a cidade, essa ação também pode gerar grandes incêndios.

Faça o descarte correto  de latas de alumínio e vidros, pois eles podem esquentar ou refletir raios em folhas de jornal ou em vegetação seca, dando início a fagulhas que se transformam em focos de incêndio maiores futuramente.

Mantenha os terrenos limpos e capinados.

O QUE FAZER EM CASO DE QUEIMADAS

Em casos de incêndios, ligue para o Corpo de Bombeiros no número 193. Informe a localidade e todos os detalhes que tiver durante a sua ligação.

Nunca tente apagar um incêndio sozinho. Afaste-se imediatamente e espere o auxílio chegar.

CUIDADOS COM A SAÚDE HUMANA

Nesse período, a sua saúde também merece atenção. Em tempos secos, com a umidade do ar muito baixa, aumente o seu consumo de água. Evite atividades físicas que exijam muito esforço físico ao ar livre nesses dias, em especial no período entre 11h e 15h.

Umidifique o ambiente e evite o ar-condicionado, que resseca ainda mais o ar. Mantenha a casa sempre limpa, assim você evita o acumulo de poeira, que pode desencadear doenças respiratórias.

Evite banhos longos e muito quentes. Isso ajuda a manter a hidratação da pele.

Lembre-se de cuidar das vias aéreas. Por isso, utilize soro fisiológico para lavar as narinas.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.