Quem passa pela porta do Setcemg, talvez não imagina a quantidade de profissionais do setor de transporte de cargas que circulam pela entidade todas as semanas. Mais do que um Sindicato, o Setcemg também é um espaço de capacitação e qualificação.
Na última quinta-feira, dia 12, o Setcemg ofereceu a capacitação em Finanças Corporativas ministrada pelo professor e consultor empresarial Márcio Balbino. Contabilidade gerencial, fluxo de caixa, fonte de financiamento de capital de giro. Tudo isso e um pouco mais foram abordados no curso.
Conforme explica Balbino, Finanças Corporativas é uma capacitação muito demandada pelo setor. E foi identificado, por meio das pesquisas de satisfação, a abertura de novas turmas. Veja a seguir o que os alunos acharam do curso.
Ivonete da Silva Machado, líder financeira da Transportes IM, ficou sabendo da qualificação pelo setor de recursos humanos da empresa. Ela afirma que suas expectativas foram atendidas, uma vez que esperava aprender algumas ferramentas de indicadores financeiros. “Foi bem proveitoso, aprendi bastante com o curso”, disse.
Segundo a analista de projetos da Tora Transportes Carolina Duarte, ela ficou sabendo do curso por meio de e-mail marketing e decidiu aumentar seu conhecimento na área de finanças. “Eu achei o curso muito bom, eu vim para ele sem expectativas porque essa parte de finanças e contabilidade não é muito a minha área. Mas eu me surpreendi bastante. Eu achei o curso super interessante, a apostila mega didática, eu aprendi muita coisa, aprendi fazer umas contas que eu nunca imaginei que aprenderia. Então assim, o curso surpreendeu!”, afirma.
Academia de Líderes
Na terça-feira (10), foi mais um dia de imersão na capacitação “Academia de Líderes” com master coach Guilherme Eto, segundo módulo do curso. O curso que teve início em agosto, realiza uma aula/mês durante seis meses.
Com foco em gestão de pessoas utilizando ferramentas de autoconhecimento, planejamento estratégico, processos e rotinas, aconteceu mais um dia de capacitação com a segunda turma da “Academia de Líderes”.
O primeiro módulo abordou o autoconhecimento com a presença de 15 pessoas, a maior parte gerentes, responsáveis por áreas financeiras, atendimento e, apenas um diretor de transportadora. O segundo módulo trabalhou o colocar-se o público, o papel de cada um dentro das empresas e, principalmente, do líderes.
“O perfil da mão obra está mudando. Precisamos conhecer o comportamento humano para lidar com pessoas. O primeiro passo é o autoconhecimento”, explicou Eto.
O grupo volta a se reunir em outubro.
Programa de Gestão Aquila
Na última quinta-feira (12), os profissionais das empresas de transportes, que participam do Programa de Gestão da Aquila, se reuniram no Setcemg para discutirem o terceiro módulo do programa, à tarde, e pela manhã realizaram as apresentações individuais. O curso é uma parceria entre o Setcemg e o Instituto Aquila, cujo primeiro módulo começou em maio deste ano.
O grupo tem-se debruçado sobre os conceitos e aplicações do PDCA (do inglês Plan, Do, Check, Action), ou seja, planejar, executar, verificar e agir. No segundo módulo, o tema foi a execução já pré-definida do plano de ações, obedecendo os requisitos e prazos estipulados para a realização das tarefas.
“O programa propõe um trabalho contínuo, em que cada etapa temos que apresentar uma parte do projeto, que é avaliado por uma banca com especialistas no tema trabalhado. Somente depois disso, seguimos para o próximo módulo”, explicou Elton Zandomênico, comercial do Setcemg.
“Vejo que o treinamento do Instituto Aquila pode trazer excelentes resultados no dia a dia do processo de vendas, pois cria um pensamento ou modo de olhar voltado para resolução de problemas, apresentando uma referência de como atingir metas e ser eficiente na solução das causas, raízes dos problemas identificados no processo. Trata-se de encontrar a raiz dos problemas, implementar soluções com ferramentas adequadas e viabilizar a conquista das metas estabelecidas”, completou.