Scroll Top

ASSOCIADA TEM INFORMAÇÃO EM PRIMEIRA MÃO COM AS CIRCULARES DO SETCEMG

Circular-Setcemg

O SETCEMG COMPARTILHA INFORMAÇÕES EM PRIMEIRA MÃO PARA SUAS ASSOCIADAS. CONFIRA AS CIRCULARES ENVIADAS NESTA SEMANA:

Circular 067/2023 – PIS e COFINS – Alterações importantes previstas na IN RFB nº 2.121/2022.

Em 18/07/2023, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa nº 2.152/2023, alterando normas relativas à apuração, cobrança, fiscalização, arrecadação e administração das contribuições ao PIS e COFINS.


Circular 068/2023 – Aumento de custo e do frete provocado pela decisão do STF – Supremo Tribunal Federal sobre a “Lei do Motorista” nº 13.103/15.

Conforme amplamente divulgado, o STF encerrou o julgamento da Lei nº 13.103/15, que trata da profissão do motorista, declarando inconstitucionais alguns de seus dispositivos.
A decisão foi publicada em 12 de julho e tem efeito a partir de então. Até que se publique a modulação, temos que cumpri-la na íntegra.
A consequência desta decisão impacta diretamente na produtividade, nas relações com seus motoristas e principalmente nos custos e investimentos. Estimamos uma perda em torno de 32% na produtividade e um aumento de custo na mão de obra na ordem de 25%, não considerando os impactos financeiros pela necessidade de aumento no número de equipamentos.
Além da insegurança jurídica, esta absurda elevação de custo é insustentável. A empresa que não se reestruturar e repassar imediatamente os custos, infelizmente, está sujeita a ter um passivo incalculável.
Nesta semana, o SETCEMG encaminhou às suas associadas uma cartilha com os principais pontos alterados pela decisão do STF e que devem ser observados na reestruturação operacional e para o cumprimento e adequação da jornada de trabalho. Se a sua empresa não é associada, disponibilizamos o material pelo link abaixo.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.