Scroll Top

Comissão de Unificação da Reforma Tributária

Em momentos de crise, como a instalada pela pandemia da Covid-19, se torna clara a necessidade de um estado bem estruturado, eficiente e com condições de atender as demandas econômicas e sociais. Para que esses objetivos sejam alcançados, reformas são fundamentais. Dentre elas, a tributária, que ganhou novo capítulo com a criação da Comissão de Unificação da Reforma Tributária.

O colegiado, criado em fevereiro com 25 deputados e 25 senadores, elabora um texto de consenso com base nas duas propostas de emenda à Constituição (PEC-45 e PEC-110) de reforma tributária que tramitam no Congresso, uma em cada casa.

A comissão vem realizando audiências com especialistas e debates entre os parlamentares almejando aparar as arestas e unificar as propostas em seus pontos conflitantes.

Concluída, a proposta que visa unificar PIS, COFINS, IPI, ICMS e ISS poderá seguir dois caminhos: iniciar a tramitação do zero, como se fosse uma nova PEC ou substituir uma das propostas já existentes, considerando somente os ajustes decorrentes da comissão. Neste caso, o texto “absorve” a tramitação anterior, e continua do ponto em que a proposta parou.

Notícias mais recentes dão conta de que em 5 de maio deverá ser votado um plano de trabalho sobre a comissão. Não causaria surpresa o adiamento desta data em virtude da Covid-19, todavia reformas estruturantes se tornam, a cada dia, mais urgentes.

Hudson Gomes – Especialista tributário e assessor jurídico do Setcemg e da Fetcemg

Posts relacionados

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.