Scroll Top

MOTORISTA NOTA 10: “Aprendi com meu pai a cuidar do caminhão e deixá-lo com boa aparência”

Confira a segunda reportagem da série especial Motorista Nota 10, traçamos o perfil de Emílio Cézar Pereira da Patrus Transportes Urgentes.

Natural de Brasília, este Motorista Nota 10 herdou do pai a profissão de caminhoneiro. Com ele, aprendeu a valorizar e cuidar do seu instrumento de trabalho – caminhão.

Esperando o caminhão ser descarregado na parada em João Monlevade, Emílio Cezar Pereira, atendeu a nossa ligação logo após limpar o veículo. “É o meu instrumento de trabalho. Gosto de deixá-lo com boa aparência”, diz de forma simpática o caminhoneiro da Patrus Transportes Urgentes.

Todo este zelo não é de hoje. Segundo conta, ele herdou do pai os ensinamentos sobre a importância de limpar, cuidar e manter o caminhão com boa aparência. “É preciso prevenir para não ter problema. Querendo ou não, aqui é a minha casa”, brinca. “Paro para olhar o pneu, o óleo, água; para ver se a manutenção está em dia”, diz.

Nesta segunda reportagem da série especial sobre o Motorista Nota 10, você conhece um pouco mais sobre a história deste profissional de 48 anos. Ser caminhoneiro estava nos negócios da família. Natural de Brasília, Emílio começou a trabalhar cedo, aos 15 anos junto com o pai e o irmão mais velho, ambos caminhoneiros. Houve uma época em que tiveram três caminhões, cada um dirigia um veículo. Faziam tradicionalmente o percurso Goiânia-Rio de Janeiro.

E numa rota Goiânia-Belo Horizonte, aos 23 anos, conheceu a sua atual esposa na Capital mineira. Mas só passaram a morar em BH mesmo acerca de 10 anos.

Atualmente professora, à época ela era funcionária de um restaurante onde ele, o pai e o irmão costumavam fazer parada. Namoraram, casaram e tiveram o primeiro filho. Tudo isso, conta Emílio, em menos de um ano. Hoje são pais de dois rapazes, um de 23 e outro de 18 anos.

Funcionário da Patrus há um ano e nove meses, Emílio se diz orgulhoso com a indicação ao Motorista Nota 10. “Estou feliz, é sinal reconhecem o meu serviço”, avalia. “Gosto demais do que eu faço, gosto de estrada, de viajar”. O caminhoneiro costuma percorrer as estradas que cortam João Monlevade, Ipatinga, Governador Valadares, Teófilo Otoni e Manhuaçu.

Ele revela que fica ansioso para “pegar estrada” isso porque não gosta de ficar parado. “Gosto de pegar uma viagem mais longa, conhecer novas culturas e lugares”. Perguntado se a família não sente saudade, o caminhoneiro responde de bate-pronto. “A minha esposa [tem 45 anos] está acostumada. E meus filhos são crescidos”, sorri.

Posts relacionados

Comments (4)

Olá ,conheci Sr Severo e Dona Dolores pais deste grande caminhoneiro sua história de vida é verdadeira.
Parabéns Emílio que Deus te abençoe e te proteja sempre nas estradas da vida.
Abraços a Eliane e seus filhos.
Sorte sucesso Deus é contigo!amem

O Emílio é um Ótimo motorista, ele sim tem um dom divino que poucos são capazes de obtê-lo, o Zelo e cuidado pelo caminhão fazem parte de sua vida, e eu tenho certeza que “Não é apenas uma profissão, e sim uma paixão inexplicável”.

Wanderson fonseca

Parabéns Cezar ser estradeiro não e fácil entre todas as dificuldades que as estradas brasileira tem, e ele está fazendo com amor oque gosta e digno, uma profissão extraordinária pois vivenciei dentro de casa com meu irmão caminhoneiro começando junto com meus tios a ter paixão por caminhão.
Caminhoneiros vcs são show.

Grande amigo.. tive o prazer de conviver e trocar muitas idéias.. um abraço

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.