Scroll Top

Motorista Nota 10: muita emoção nas viagens que fizemos

Motorista de caminhão está praticamente o tempo todo na estrada e em lugares muitos diferentes. Essa percepção somente me veio de forma tão intensa neste mês de julho, com nossa campanha Motorista Nota 10, em homenagem aos motoristas das empresas associadas ao Setcemg, fazendo um grande contraponto a esse momento que exige de todos nós o distanciamento devido à Covid-19.

Encontrá-los disponíveis para uma conversa onde pudessem nos contar com tranquilidade suas histórias foi um objetivo que persegui o tempo todo. Encontrei-os na divisa de Minas com a Bahia, próximo a Padre Paraíso; à beira do mar no litoral do Rio de Janeiro; no porto de Santos; na descida da serra em Venda Nova, próximo à Vitória; na Usiminas, aguardando para descarregar; na chegada de São Paulo; em Araxá, no Triângulo Mineiro; e muitos outros lugares.

Aqui, na quarentena de home-office, sendo que a maior parte do meu tempo passo em frente ao computador, pude viajar, recordar lugares e me emocionar com cada um dos personagens, com suas histórias vividas com tanta intensidade, com seus sonhos compartilhados e com suas realizações.

Cheguei pertinho de Araxá, a cidade onde nasci. De lá, meu Motorista Nota 10 me perguntou, gentilmente se eu tinha alguma encomenda que ele traria. Lembrei do meu pai, que foi caminhoneiro, que fazia todas essas gentilezas para todos que pediam.

Segui até o porto de Santos, lugar de tantas lembranças de infância. A forte lembrança, da plataforma do porto, olhando aquele imenso navio que visitaríamos, mas que por algum motivo não pudemos.

Cheguei em Padre Paraíso, aquela secura e pobreza do Vale do Jequitinhonha, caminho para Pedra Azul, para seguir para a Bahia.

Cheguei pertinho do Rio de Janeiro e quase toquei meus pés na areia da praia. Pude sentir a brisa suave do mar que soprava forte pelo celular do meu Motorista Nota 10, entrecortando a conversa.

Fui parar na descida da serra de Venda Nova, na BR-262, próximo a Vitória, com um outro Motorista Nota 10. Última parada antes de chegar na capital capixaba, já exausta por enfrentar no volante uma estrada tão perigosa e ruim, contando os minutos para chegar antes da noite.

Ao final, deu tudo certo! Dirigir com segurança, respeitando a sinalização e sendo solidário com os menos experientes são dicas de quem conhece o ofício.

Neste momento de pandemia, viajar assim por tantos lugares, com motoristas tão competentes, experientes, que amam o que fazem e que por isso o fazem quase perfeitamente foi um privilégio. Espero que todos tenham gostado!

Agradeço, em nome de toda equipe de Comunicação do Setcemg, a cada um de vocês que nos ofereceram essas histórias maravilhosas e às empresas associadas que aceitaram nosso convite e participaram da campanha. Até 2021!

Helena Costa – Gerente do Núcleo de Comunicação Setcemg/Fetcemg

Posts relacionados

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.