Scroll Top

“Na estrada, paciência, cautela e bom senso ajudam muito”, diz Edson Silva

Edson Geraldo da Silva tem 38 anos, é solteiro, mora em Vespasiano e desde os 21 anos dirige caminhão. Está há mais de quatro anos na Seqtra Engenharia e Logística Ltda fazendo as rotas Belo Horizonte/São Paulo; Curitiba, Santa Catarina e Vitória, transportando produtos siderúrgicos.

Desde criança, Edson tem interesse por caminhões, um encantamento devido à sua imponência. “Temos a sensação de que ele é maior que a estrada. Uma sensação muita boa”, diz.

Contudo, ele faz questão de alertar para o entendimento de que na estrada todos são iguais e estão todos “no mesmo barco”. “Somos todos do mesmo tamanho. Minha experiência como motociclista e motorista de carro me ajuda nessa compreensão”, analisa.

Ele diz que é preciso mudar a cultura de que o caminhão é “mais poderoso” na estrada por ser maior. De fato, ele é mesmo grande. No entanto, para Edson, isso somente aumenta a responsabilidade de quem está em sua direção; de que é preciso cuidar dos que estão em volta.

Nesses tempos de correria e estresse, Edson tem qualidades que o destacam como Motorista Nota 10: sua paciência, cautela e bom senso. “Se um veículo na minha frente faz uma barbeiragem, eu não me importo. Tenho paciência e redobro minha atenção. No descarregamento, é da mesma forma; está demorando, aguardo e aviso a empresa”, conta.

Ele se mantém atualizado com os cursos oferecidos pelo Sest Senat, buscando as novidades. “Sigo aprendendo sempre. Nunca acho que sei tudo”, ensina.

Agora com a pandemia, Edson conta que a empresa ficou parada por cerca de 40 dias a partir de meados de março e depois o chamou novamente. Os mais vulneráveis continuaram em casa. Neste período, todos na empresa seguem os procedimentos de segurança para evitar o contágio.

Mesmo comparando a situação atual gerada pela pandemia como a de uma guerra, a doença não o assusta. “Se tem uma guerra e você é convocado, você vai. Ficar parado não dá. É preciso enfrentar tomando os cuidados necessários”, afirma.

Um recado certeiro de Edson para os motoristas: “Na estrada o patrão é Deus. Não é seguro, não faz. Você quem manda no caminhão”, finaliza.

 

Posts relacionados

Comments (1)

VERA LUCIA GUEDES FARIA

Excelente motorista. Responsavel, competente e habilidoso.
Parabens !!

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.