“Na estrada, paciência, cautela e bom senso ajudam muito”, diz Edson Silva

Edson Geraldo da Silva tem 38 anos, é solteiro, mora em Vespasiano e desde os 21 anos dirige caminhão. Está há mais de quatro anos na Seqtra Engenharia e Logística Ltda fazendo as rotas Belo Horizonte/São Paulo; Curitiba, Santa Catarina e Vitória, transportando produtos siderúrgicos.

Desde criança, Edson tem interesse por caminhões, um encantamento devido à sua imponência. “Temos a sensação de que ele é maior que a estrada. Uma sensação muita boa”, diz.

Contudo, ele faz questão de alertar para o entendimento de que na estrada todos são iguais e estão todos “no mesmo barco”. “Somos todos do mesmo tamanho. Minha experiência como motociclista e motorista de carro me ajuda nessa compreensão”, analisa.

Ele diz que é preciso mudar a cultura de que o caminhão é “mais poderoso” na estrada por ser maior. De fato, ele é mesmo grande. No entanto, para Edson, isso somente aumenta a responsabilidade de quem está em sua direção; de que é preciso cuidar dos que estão em volta.

Nesses tempos de correria e estresse, Edson tem qualidades que o destacam como Motorista Nota 10: sua paciência, cautela e bom senso. “Se um veículo na minha frente faz uma barbeiragem, eu não me importo. Tenho paciência e redobro minha atenção. No descarregamento, é da mesma forma; está demorando, aguardo e aviso a empresa”, conta.

Ele se mantém atualizado com os cursos oferecidos pelo Sest Senat, buscando as novidades. “Sigo aprendendo sempre. Nunca acho que sei tudo”, ensina.

Agora com a pandemia, Edson conta que a empresa ficou parada por cerca de 40 dias a partir de meados de março e depois o chamou novamente. Os mais vulneráveis continuaram em casa. Neste período, todos na empresa seguem os procedimentos de segurança para evitar o contágio.

Mesmo comparando a situação atual gerada pela pandemia como a de uma guerra, a doença não o assusta. “Se tem uma guerra e você é convocado, você vai. Ficar parado não dá. É preciso enfrentar tomando os cuidados necessários”, afirma.

Um recado certeiro de Edson para os motoristas: “Na estrada o patrão é Deus. Não é seguro, não faz. Você quem manda no caminhão”, finaliza.

 

Posts Relacionados

Comentários (1)

VERA LUCIA GUEDES FARIA

Excelente motorista. Responsavel, competente e habilidoso.
Parabens !!

Deixar um comentário