Scroll Top

SETCEMG ATUALIZA SUAS ASSOCIADAS POR MEIO DE CIRCULARES

Circular 145/2020 – Alteração do recolhimento do Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) para o município onde o serviço é prestado.

Foi sancionada, em 23/09/2020, a Lei Complementar nº 175, que estabelece regras para o recolhimento do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). Com a edição da referida Lei, a tributação pelo ISSQN ocorrerá não mais no município sede da empresa prestadora de serviço, mas no município onde a prestação for realizada.

É importante destacar que a Lei instituiu, em seu art. 2º, §1º, o Comitê Gestor das Obrigações Acessórias do ISSQN (CGOA), visando padronizar as regras de arrecadação, que serão obrigatórias para todos os municípios e Distrito Federal. Além disso, o ISSQN devido será apurado pelo contribuinte e declarado por meio de sistema eletrônico unificado em todo território nacional.

Circular 146/2020 – ICMS no Simples Nacional. Resolução permite a Estados estabelecer sublimites para recolhimento.

Foi publicada, no Diário Oficial da União, em 05/10/2020, a Resolução nº 156, que dispõe sobre o regime tributário do Simples Nacional.

A partir da publicação da referida Resolução, os estados e o Distrito Federal deverão manifestar-se, mediante publicação de Decreto do respectivo Poder Executivo, sobre a adoção de sublimite de receita bruta acumulada para efeito de recolhimento do ICMS juntamente com a guia do Simples Nacional.

Circular 147/2020 – MDF-e: Alterações no Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais.

Foi publicado, no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, o Decreto nº 48.048 que modifica certas disposições do Regulamento do ICMS – RICMS – MG.

Os principais pontos de mudança estão relacionados ao Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e). Dessa forma, devem ser emitidos tantos MDF-e distintos quantas forem as unidades federadas de descarregamento, anexando, a cada MDF-e, os documentos referentes às cargas a serem descarregadas em cada unidade.

Circular 148/2020 – Alterações no RICMS-MG com relação à emissão de CT-e e CT-e OS.

Foi publicado, no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, em 29/09/2020, o Decreto nº 48.049, que altera o Regulamento do ICMS – RICMS/MG no que tange a emissão do Conhecimento de Transporte Eletrônico – CT-e e do Conhecimento de Transporte Eletrônico para Outros Serviços – CT-e OS.

Circular 149/2020 -Pprorrogação do prazo de contratação das medidas emergenciais previstas na Lei 14.020/2020

Foi publicado no Diário Oficial da União do dia 14/10/2020, Edição n. 197, Seção n. 1, Página 6, o Decreto nº 10.517, de 13 de outubro de 2020, que prorroga os prazos para celebrar acordos de redução proporcional de jornada de trabalho e de salário, e de suspensão temporária de contrato de trabalho e para efetuar o pagamento dos benefícios emergenciais de que trata a Lei nº 14.020, de 6 de julho de 2020.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.