Scroll Top

Junho verde

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado no próximo dia 5. Devido à importância do tema, um mês inteiro é dedicado à conscientização e divulgação de ações sustentáveis. Para o Setcemg e a Fetcemg, o “Junho Verde” são os 365 dias do ano. Temos motivos para reafirmar isso.

Com o Despoluir, Programa Ambiental do Transporte da CNT, gerenciado em Minas Gerais pela Fetcemg, foram realizadas cerca de 5,4 mil medições de emissão da fumaça preta de veículos só no último quadrimestre (janeiro-abril) deste ano. Em 2018, foram realizadas 17 mil aferições no total.

Outra iniciativa é a premiação anual do Melhor Ar, que distingue as empresas que cumprem os requisitos de ações sustentáveis. Em 2018, 30 transportadoras receberam o prêmio.

Estamos trabalhando em 2019 na divulgação e esclarecimento sobre a legislação que regulamenta a emergência ambiental, com foco nas primeiras medidas a serem adotadas em caso de acidentes com produtos e resíduos perigosos.

A normativa entra em vigor em setembro e, além de treinamentos e palestras, lançaremos um e-book. A Fetcemg e o Setcemg participaram ativamente das reuniões na Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos e Resíduos Perigosos (CEP2R2), sendo esta responsável pelo texto base sancionado pelo Governador. Em iniciativas de divulgação do tema, participamos das blitzes educativas, com distribuição de folders e adesivos, para informar motoristas e transportadoras as principais medidas a serem adotadas em caso de emergência ambiental.

Neste mês visitaremos empresas parceiras para difundir atitudes que ajudam a minimizar o impacto do homem no meio ambiente.

Fomos convidados a participar da Semana do Meio Ambiente promovida pelo Ibama, entre os dias 3 e 7 deste mês. Na ocasião, ministraremos palestra sobre a nossa atuação junto aos associados na regularização e esclarecimento de dúvidas sobre o Cadastro Técnico Federal e o Relatório de Atividades Potencialmente Poluidoras; além disso, iremos debater as principais obrigações ambientais do setor de transporte.

Juliana Soares – assessora jurídicoambiental do Setcemg/Fetcemg

Posts relacionados

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.